UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA TOMADA DE DECISÃO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Autores

  • Dinorvan Fanhaimpork Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marilene Corrêa da Silva Freitas Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

gestão de bacias hidrográficas, tomada de decisão, indicadores

Resumo

Quais as principais características dos estudos de indicadores utilizados na gestão de bacias hidrográficas? O objetivo do estudo foi identificar de que maneira está organizada a agenda de pesquisa referente aos indicadores utilizados na gestão de bacias hidrográficas no campo das Ciências Ambientais. Realizou-se uma revisão de escopo, com dados de artigos publicados na Base Scopus, analisados com métodos cientométricos. Os resultados indicaram que os estudos estão centrados em dois grandes extratos de pesquisa: o foco em indicadores únicos e o foco em indicadores abrangentes e modelos de avaliação integrados. A relação homem-água busca equilibrar as ações antropogênicas a partir de uma visão holística com estudos que exploram a governança e a sustentabilidade das bacias hidrográficas. Concluímos que a complexidade dos sistemas naturais e os diversos usos das bacias hidrográficas, exigem o uso de métodos abrangentes e multiobjetivos para a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Corrêa da Silva Freitas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, desde agosto de 2017. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1975), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Pós Doutoramento na Université de CAEN e na UNESCO(2001-2002). 

Downloads

Publicado

2025-07-02