DO MEU LUGAR AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIFICULDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UFPA-SOURE)

Autores

  • Milena Gomes de Jesus Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nivaldo Aureliano Léo Neto Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-1450-0316
  • Karley dos Reis Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Páscoa Sarmento de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Estudantes Quilombolas, Ciências Biológicas, UFPA

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades de acesso e a permanência de cinco estudantes quilombolas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas aprovados pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ) da Universidade Federal do Pará no campus universitário do Marajó–Soure. O trabalho visa discutir a política de ação afirmativa e seus desdobramentos no ensino superior público, bem como enfatiza as nuances das estratégias formais e informais de permanência utilizadas por esses estudantes. Para atender aos objetivos da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontaram que muitos são os desafios da permanência de estudantes quilombolas do ensino superior na Amazônia Marajoara, entre eles estão: a adaptação ao mundo universitário, dificuldades financeiras com os custos na universidade e dificuldades simbólicas de pertencimento étnico-racial. Visibilizar os desafios e as estratégias de permanência desses sujeitos é contribuir com estudos referentes ao cenário quilombola e possibilitar a formulação ou adequação de políticas públicas de acesso e permanência, compreendendo os seus espaços da universidade como um ambiente formado por diferentes grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Gomes de Jesus, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFPA/campus Marajó-Soure).

Nivaldo Aureliano Léo Neto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutor em Ciências Biológicas (UFPB) com pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB)

Karley dos Reis Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA)

Maria Páscoa Sarmento de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia (UFPA). Técnica administrativa do campus Marajó-Soure.

Downloads

Publicado

2025-07-02