DO MEU LUGAR AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIFICULDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UFPA-SOURE)
Palavras-chave:
Estudantes Quilombolas, Ciências Biológicas, UFPAResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades de acesso e a permanência de cinco estudantes quilombolas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas aprovados pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ) da Universidade Federal do Pará no campus universitário do Marajó–Soure. O trabalho visa discutir a política de ação afirmativa e seus desdobramentos no ensino superior público, bem como enfatiza as nuances das estratégias formais e informais de permanência utilizadas por esses estudantes. Para atender aos objetivos da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontaram que muitos são os desafios da permanência de estudantes quilombolas do ensino superior na Amazônia Marajoara, entre eles estão: a adaptação ao mundo universitário, dificuldades financeiras com os custos na universidade e dificuldades simbólicas de pertencimento étnico-racial. Visibilizar os desafios e as estratégias de permanência desses sujeitos é contribuir com estudos referentes ao cenário quilombola e possibilitar a formulação ou adequação de políticas públicas de acesso e permanência, compreendendo os seus espaços da universidade como um ambiente formado por diferentes grupos sociais.