DO MEU LUGAR AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIFICULDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UFPA-SOURE)

Autores/as

  • Milena Gomes de Jesus Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nivaldo Aureliano Léo Neto Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-1450-0316
  • Karley dos Reis Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Páscoa Sarmento de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palabras clave:

Estudantes Quilombolas, Ciências Biológicas, UFPA

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades de acesso e a permanência de cinco estudantes quilombolas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas aprovados pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ) da Universidade Federal do Pará no campus universitário do Marajó–Soure. O trabalho visa discutir a política de ação afirmativa e seus desdobramentos no ensino superior público, bem como enfatiza as nuances das estratégias formais e informais de permanência utilizadas por esses estudantes. Para atender aos objetivos da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontaram que muitos são os desafios da permanência de estudantes quilombolas do ensino superior na Amazônia Marajoara, entre eles estão: a adaptação ao mundo universitário, dificuldades financeiras com os custos na universidade e dificuldades simbólicas de pertencimento étnico-racial. Visibilizar os desafios e as estratégias de permanência desses sujeitos é contribuir com estudos referentes ao cenário quilombola e possibilitar a formulação ou adequação de políticas públicas de acesso e permanência, compreendendo os seus espaços da universidade como um ambiente formado por diferentes grupos sociais.

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Biografía del autor/a

Milena Gomes de Jesus, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFPA/campus Marajó-Soure).

Nivaldo Aureliano Léo Neto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutor em Ciências Biológicas (UFPB) com pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB)

Karley dos Reis Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA)

Maria Páscoa Sarmento de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia (UFPA). Técnica administrativa do campus Marajó-Soure.

Publicado

2025-07-02