Educação e revolução: um estudo comparado entre Lorenzo Milani e Johann Heinrich Pestalozzi

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.5923

Resumen

The present article is a study (SAVIANI, 2000). It materializes from the comparative analysis developed between two revolutionary and educative perceptions with methodological and pedagogical repercussions (developments). The first perception, materialized in small village of the region of Florence, Italy, by priest Lorenzo Milani from 1954 to 1965, stablishes nexus with a second perception, arising from the reflection and the practice of the pedagogue and educator Johann Heinrich Pestalozzi from 1746 to 1827, once Milani experienced in practice his pedagogical theory directed to the poor and excluded children, which live in Stans & Iverdon hamlet, Switzerland. Based on the analysis, our outcomes prove that such educative praxis by its visionary characteristics, given the context and time, exhibits a revolutionary nature becoming an inspiring source at any time in the conception or in defense of a school for all.

Biografía del autor/a

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - PPGed). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui pós graduação em Ética e Filosofia Política pela Unyleya (2017). Graduação em Filosofia (2003) e Teologia (2007) pelo ITEC - Instituto de Teologia de Caruaru e Licenciatura em Filosofia pela FAFIC - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - PB (2015). Lecionou no ITEC - Instituto de Teologia de Caruaru (2007 - 2008) e na FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2013-2014). Como liderança religiosa atuou na região do sertão de Itaparica como Educador Popular e ainda em grupos comunitários. Foi diretor executivo da Cáritas Diocesana de Caruaru e do Setor Pastoral Social da Diocese de Caruaru. Tem interesse nas áreas de História da Educação, Ensino da Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Social e Política e História da Filosofia.

Antônio Basílio Novaes Thomas de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduação (Bacharelado e Licenciatura) e Mestrado na área de Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa do Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Lider do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Práticas Culturais e Membro do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política com artigos e livros publicados nas áreas de Ética, Filosofia Política e Fundamentos da Educação. Desenvolve atualmente pesquisas nos campos da Filosofia e da Educação em torno dos temas da Modernidade, Higienismo e Crítica da Sociedade com especial interesse em Rousseau, Habermas e Foucault.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

SILVA, R. R. da; DE MENEZES, A. B. N. T. Educação e revolução: um estudo comparado entre Lorenzo Milani e Johann Heinrich Pestalozzi. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–13, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.5923. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/5923. Acesso em: 18 may. 2024.