ENSINA BRASIL: UMA PROPOSTA EMPRESARIAL PARA A INTRODUÇÃO DE PROFESSORES NA SALA DE AULA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i2.18415

Keywords:

Estado Ampliado, Aparelho Privado de Hegemonia Empresarial, Conglomerado Lemann e sócios, Ensina Brasil

Abstract

O artigo analisa o Programa Ensina Brasil como uma iniciativa inserida no projeto de construção de hegemonia do Conglomerado Lemann. Com base na teoria gramsciana, o estudo identifica o programa como um aparelho privado de hegemonia que reproduz no Brasil o modelo internacional Teach For All e que promove a mercantilização da educação pública sob o discurso de inovação e formação de lideranças. O Ensina Brasil recruta jovens talentos, majoritariamente sem formação, para atuar temporariamente em escolas públicas, transferindo para os professores a responsabilidade por problemas estruturais da educação. Além de precarizar o trabalho docente (com contratos temporários e desvinculação territorial), o programa forma uma rede de egressos que ocupam cargos estratégicos em organizações empresariais e fundações ligadas ao Conglomerado, consolidando sua influência sobre políticas públicas. A análise revela como o modelo, ao se apresentar como solução técnica e meritocrática, mascara interesses de classe, universalizando interesses da classe dominante. Conclui-se que o Ensina Brasil não é apenas uma iniciativa educacional, mas um instrumento de reprodução da dominação da classe e da fração de classe dominante ligada à Lemann e seus sócios.

Author Biography

Lisia Nicoliello Cariello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em História Social (2025) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde também fez Mestrado (2021) e Graduação (2018). Participa do Grupo de Trabalho e Orientação (GTO) coordenado pela Profa. Dra. Virgínia Fontes e do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonias (GPEH-UEL) sob coordenação da Profa. Dra. Adriana Farias. 

References

CARIELLO, Lisia. Formação de intelectuais orgânicos pelo Conglomerado Lemann: Estado e reprodução ampliada da "cultura garantia". Tese (Doutorado em História), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.

ENSINA BRASIL. Edital de Seleção Para as Redes Municipais e Estaduais de Ensino: Ensina Brasil parcerias para 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Zdlcs1by1gXQ81VxIR7OJQPIT2qatJsh/view. Acesso em: 14 mai. 2025.

FARIAS, Adriana. Conglomerado de aparelhos privados de hegemonia empresariais Lemann e sócios. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 735– 765, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44302. Acesso em: 7 mai. 2025.

FARIAS, Adriana Medeiros. Estado Ampliado e o empresariamento da educação pública. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-24, 22 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53532. Acesso em: 13 mai. 2025.

FARIAS, Adriana Medeiros. O Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do Paraná. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–27, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20670. Acesso em: 13 mai. 2025.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

HOEVELER, Rejane. O conceito de aparelho privado de hegemonia e seus usos para a pesquisa histórica. Revista Práxis e Hegemonia Popular, ano 4, n. 5, p. 145-159, Ago/Dez, 2019.

MOURA, Eliel da Silva. Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país. 380p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, 2023, 380p.

Published

2025-08-29

How to Cite

CARIELLO, Lisia Nicoliello. ENSINA BRASIL: UMA PROPOSTA EMPRESARIAL PARA A INTRODUÇÃO DE PROFESSORES NA SALA DE AULA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vol. 10, no. 2, p. 1–15, 2025. Disponível em: . Acesso em: 30 Aug. 2025.