REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARTAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17689Palavras-chave:
Estágio, Reflexão, Cartas pedagógicas, Formação, DocênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das cartas pedagógicas como instrumento potencializador da reflexão sobre a prática docente no estágio supervisionado nos anos iniciais, realizado pela turma de Pedagogia de 2024.1. Busca-se, também, compreender a relevância do estágio na formação dos estagiários e investigar as percepções destes sobre o papel da docente supervisora, conforme expresso em suas narrativas nas referidas cartas. A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, conforme Ludke e André (2013), por buscar compreender fenômenos sociais, culturais e comportamentais a partir de uma perspectiva interpretativa e reflexiva. O método utilizado foi a pesquisa-formação que, segundo Santos (2014) e Macedo (2006), caracteriza-se pela reflexão conjunta entre pesquisador e participantes. As cartas, previamente autorizadas pelos discentes, foram utilizadas como dispositivo de pesquisa. A investigação mapeou as narrativas fundamentadas em Aroeira (2018), Pimenta e Lima (2006), Freitas (2020) e Pereira (2024). Das análises emergiram reflexões sobre a importância do estágio na formação inicial e sobre a colaboração das professoras regentes nesse processo. A pesquisa revela que as estagiárias reconhecem a relevância desse momento em sua formação, bem como a contribuição positiva das regentes no acompanhamento de suas práticas. Concluímos que as cartas pedagógicas possibilitaram uma imersão reflexiva, estimulando a produção autoral e a análise das vivências, desafios e conflitos enfrentados durante o estágio.
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