EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA COMBATER A CENSURA DE LIVROS LITERÁRIOS
LITERARY EDUCATION IN TEACHER TRAINING: A POSSIBLE WAY TO COMBAT CENSORSHIP OF LITERARY BOOKS
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16344Palavras-chave:
Educação literária, Formação de professores, Censura, Livros literários, Combate à censuraResumo
As reiteradas situações atuais de censuras aos livros literários motivaram a escrita deste artigo cujo objetivo é defender a formação sólida de professores como ferramenta de combate à censura de livros literários no Brasil. Para isso, realiza-se uma breve retrospectiva dos períodos em que houve censura aos livros no Brasil e logo em seguida são apresentadas a importância do texto literário para a formação do sujeito bem como as suas funções e características. As ideias defendidas neste artigo ancoram-se principalmente nos estudos de Candido (2011) e Andrueto (2012). Como conclusão é possível apontar a perseguição sofrida pelos livros, principalmente os literários, durante governos autoritários e a necessidade de uma formação inicial e continuada sólida que permitam aos professores licenciados em Letras e Pedagogia conhecimentos do que seja o texto literário, as suas funções e características, pois dessa forma terão argumentos suficientes para defenderem as escolhas literárias realizadas e também para planejar e desenvolver aulas que promovam uma educação literária aos seus alunos.
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