SABERES ANCESTRAIS: A PERFORMANCE DO RITO NAS CANÇÕES DA DANÇA DE CAÇA MAKWALO, DO POVO YAWO

Autores

  • Luis Ausse UFES

Resumo

RESUMO: No presente artigo, discutimos a interface entre a performance e o rito, como maior expressão nos rituais do makwalo. Na performance do rito trazemos a representação do corpo e a voz do performer como pontos de inscrição de saberes ancestrais de vária natureza. Para nós, o corpo na performance do rito é um painel onde se inscreve o saber que se grafa no gesto, na coreografia, nos vários movimentos, na superfície da pele, nos arremessos frenéticos dos pés, no ritmo e na tonalidade da voz. A voz e o corpo em simultâneo traduzem epistemes. O gesto e a oralidade são uma representação mimética de aparato simbólico, veiculado pela performance, porém, instaura e, por fim, institui a própria performance (LEDA, 2002). A abordagem deste artigo é mítico-telúrica, assente numa perspectiva descritiva e interpretativa do rito do makwalo, adstrita aos saberes ancestrais, como memória, modo de recriação, religação, assentes na filosofia africana. A sua celebração assegura as relações com o divino, tranquiliza e confirma os tabus protetores (ZUMTHOR, 1993). Assim, os pontos em pauta são uma proposta que contribuem para a rescrita da cultura yawo: reverberamento na forma da preservação dos animais e a ancestralidade como um conhecimento que vem contribuir para o novo paradigma epistemológico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Oralidade; Performer; Religião; Rito; Saberes Ancestrais.

Biografia do Autor

Luis Ausse, UFES

Graduação em Ensino de Português, título obtido na Universidade Pedagógica de Moçambique; Mestre em Gestão e Administração Educacional, pela Universidade Católica de Moçambique e, atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal do Espírito Santo. Sua linha de pesquisa é "Sociedade e Alteridade", pespectiva da "Ancestralidade". É bolseiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ausse, L. (2022). SABERES ANCESTRAIS: A PERFORMANCE DO RITO NAS CANÇÕES DA DANÇA DE CAÇA MAKWALO, DO POVO YAWO. Revista Decifrar, 10(20), 48–62. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/11192

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)