PAGO-TE COM UM PIPAROTE, E ADEUS: O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS

O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS

Auteurs

  • André Carneiro Ramos Unimontes
  • Daniela Imaculada Pereira Costa Unimontes

Résumé

O surgimento de novos gêneros do discurso reflete as inúmeras transformações a que somos submetidos no mundo atual, na tessitura de paradigmas regidos pela preponderância de uma virtual realidade. Este trabalho pretende, portanto, demonstrar como o gênero meme – fenômeno pertencente à essa nova topografia social – pode ser fecundo ao ser utilizado nas demandas do ensino-aprendizagem da língua portuguesa e literatura hoje. Justifica-se, pois, o uso dessa multimodalidade como parte do universo das mídias digitais, enquanto configuração de um viés crítico associado ao humor. Nessa equação, o meme se apresentaria como um novo tipo de importante narrativa social, relatando acontecimentos do cotidiano, mas com vistas sempre a um diálogo mantenedor de rearranjos imprevisíveis entre textos e imagens. Como proposta de ensino, criaremos memes ancorados em duas obras de Machado de Assis, que serão utilizadas como corpus de nossas análises e produções. Ao se pensar em tais procedimentos, podemos associar a eles a discussão de tópicos como signo ideológico, singulares à formação de um sujeito atento à novas possibilidades de leitura, ressignificando, via meme, as obras envolvidas em sua produção; o que se espera constatar é a participação dos alunos num contexto novo de abertura à recepção literária, considerada como “distante” por muitos. Para tanto, alguns conceitos precisarão ser evidenciados, tais como a ironia, produção e construção de sentidos, multiletramentos e multimodalidades, bem como os gêneros do discurso, todos indispensáveis para a inserção desses sujeitos aprendizes em práticas sociais de construtivas leituras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniela Imaculada Pereira Costa, Unimontes

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela PUC-Minas; atualmente é doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma Instituição; professora do curso de Letras-Espanhol do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros (MG).

Téléchargements

Publiée

2021-08-11

Comment citer

CARNEIRO RAMOS, A.; PEREIRA COSTA, D. I. PAGO-TE COM UM PIPAROTE, E ADEUS: O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS : O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS . Revista Decifrar, Manaus, v. 9, n. 17, p. 45–67, 2021. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9109. Acesso em: 7 juill. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS (DOSSIÊ)