JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA - UM INTELECTUAL AMAZONENSE
DOI :
https://doi.org/10.29281/rd.v14i28.19263Mots-clés :
José Aldemir, Homenagem, Geografia, LiteraturaRésumé
São inúmeras as lembranças que guardo do amigo José Aldemir de Oliveira, como professor, geógrafo, cronista da cidade de Manaus e da Amazônia brasileira. Entretanto, nesse breve texto não cabem todas as lembranças advindas de vários anos de amizade, por isso, citarei apenas algumas delas que foram muito significativas para minha formação como leitor e pesquisador da cultura amazônica.
Em 2017, após ser aprovado na seleção de doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de Brasília (UnB), conversei com o professor José Aldemir de Oliveira a respeito da existência de obras de autores da região, que tratavam sobre as condições de vida das mulheres nos seringais amazônicos, ele citou um nome: Samuel Benchimol. Depois dessa conversa, fui convidado a pesquisar em sua biblioteca particular. Selecionei algumas obras, ele num gesto de boa vontade, disse-me que as emprestaria para eu ler. Saí de sua biblioteca com algumas obras raras. Li todas, em seguida, tirei cópias daquelas que seriam/continuam sendo úteis à minha pesquisa.
Téléchargements
Références
SANTOS, José Benedito. Apresentação. In: LOURO, Francisca de Lourdes Souza; OLIVEIRA, José Aldemir de. Manaus de dois rios, gentes e matas: literatura e geografia dos sentimentos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Benedito dos Santos (In memoriam) 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).





















