A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM NO CONTO “INFERNO VERDE”, DE ALBERTO RANGEL

THE CONFIGURATION OF LANDSCAPE IN THE SHORT STORY "INFERNO VERDE" BY ALBERTO RANGEL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16256

Mots-clés :

Paisagem, Espaço, Natureza, Inferno Verde

Résumé

O presente artigo tem como propósito discutir de que maneira a paisagem é configurada na narrativa de Alberto Rangel, tendo como corpus de análise o conto homônimo à obra Inferno Verde. Realizou-se este estudo com vista na perspectiva de que este aspecto do espaço, é um elemento apresentado, considerando sua dinamicidade e diversidade, configurando-se em um constituinte que se arquiteta em interação com outros componentes que fazem parte da narrativa. Deste modo, como respaldo teórico usado, recorreu-se às percepções de Michel Collot em seu artigo “Pontos de vista sobre a percepção de paisagens”, em que este contribui com discussões sobre as concepções de paisagem. Além disso, apoiou-se, também, em Allison Marcos Leão da Silva, com sua tese “Representações da natureza na ficção amazonense”, na qual se detém a estudos consistentes sobre a forma de representatividade da natureza amazônica na ficção. E para melhor compreensão sobre o relato “Inferno Verde”, recorreu-se a Marco Aurélio Coelho de Paiva, estudioso que analisa o método criativo de Rangel referente à construção de uma representação da Amazônia comparada ao sertão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kenedi Santos Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Universidade do Estado do Amazonas

Possui Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e Mestrado em Letras: Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas: Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa - GEPELIP/ UFAM e do Grupo de Estudos Semióticos: Literatura, Cultura, e outras Artes - GES/ UEA. Professor Substituto no curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2012-2014 e Professor Temporário do Curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos anos de 2015-2019. Professor Substituto do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM nos anos de 2019-2021. Atualmente está Professor Temporário no Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa.

Références

COLLOT, Michel. Pontos de vista sobre a percepção de paisagens. Tradução de Denise Grimm. In. Negreiros, CARMEM; Lemos, MASÉ; Alves, IDA (Orgs.). Literatura e Paisagem em diálogo. Rio de Janeiro, Edições Makunaima, 2012.

FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FRIEDMAN, Norman. O que faz um conto ser curto? Tradução de Marta Cavalcante de Barros. In: Revista USP, São Paulo, n. 63, p. 219-230, setembro/novembro 2004.

KRÜGER, Marcos Frederico. Grande Amazônia: Veredas. In: RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.

LEANDRO, Rafael V. “Alberto Rangel e seu projeto literário para a Amazônia”. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília DF, 2011.

LOUREIRO, João J. P. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Editora Valer, 2015.

MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o conceito de paisagem. In: R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. Editora UFPR.

PAIVA, Marco A. C. O sertão amazônico: o inferno de Alberto Rangel. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, jan./abr. 2011, p. 332-362.

RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.

SILVA, Allison M.L. Representações da natureza na ficção amazonense. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Publiée

2025-02-07

Comment citer

SANTOS AZEVEDO, K.; DE SOUZA MAR, R. A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM NO CONTO “INFERNO VERDE”, DE ALBERTO RANGEL: THE CONFIGURATION OF LANDSCAPE IN THE SHORT STORY "INFERNO VERDE" BY ALBERTO RANGEL. Revista Decifrar, Manaus, v. 12, n. 24, p. e2424209, 2025. DOI: 10.29281/rd.v12i24.16256. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16256. Acesso em: 12 oct. 2025.

Numéro

Rubrique

TEMAS LIVRES