A TRADIÇÃO LITERÁRIA NAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Auteurs

  • João Paulo Cardoso Alves Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maria Sebastiana de Morais Guedes Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Résumé

Este trabalho visa apresentar o sentido da tradição literária nas Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, conforme o conceito de “sistema” introduzido por Antonio Candido em Formação da Literatura Brasileira. Segundo Candido (2006, p. 25), a literatura nacional formou-se através da constituição de um “sistema” em que se articulam obras, ligadas por um estilo ou linguagem que as aproxime em torno de um projeto estético em comum; autores “mais ou menos conscientes” de seu papel enquanto produtores de cultura; e um público leitor sem o qual “a obra não vive” (2006, p. 25). Estes três elementos assim ordenados dão origem a uma tradição, permitindo o surgimento de padrões e dando um caráter de civilização àquela literatura. Ainda de acordo com o Autor, duas datas delimitariam a formação da literatura brasileira: 1750 e 1880. À primeira corresponde a organização das primeiras Academias árcades; à segunda, por sua vez, a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas na Revista Brasileira, de 15 de março a 15 de dezembro daquele ano. Desse modo, a obra de Machado de Assis consolida o sistema literário nacional, pois empreende um esforço de aproveitamento dos romancistas anteriores, resolvendo questões formais e temáticas por eles levantadas, e possibilita assim o surgimento de uma tradição da qual é, por um lado, ponto de chegada, e, por outro, ponto de partida. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva iluminar tal ideia de tradição e a maneira como ela se estrutura no romance de Machado de Assis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

João Paulo Cardoso Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Letras – Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa.

Maria Sebastiana de Morais Guedes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Profa. Msc de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa.

Téléchargements

Comment citer

Alves, J. P. C., & Guedes, M. S. de M. (2014). A TRADIÇÃO LITERÁRIA NAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. Revista Decifrar, 2(3), 66. Consulté à l’adresse //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1038

Numéro

Rubrique

ARTIGOS (DOSSIÊ)