"O ATENEU": SEXUALIDADE, PODER E FORTUNA CRÍTICA

Auteurs

  • José Ribamar Eliziário Filho UNINILTON LINS
  • Keyla Cirqueira Cardoso Nunes Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Résumé

A busca de um caminho para se estudar a ficção de Raul Pompéia numa homenagem ao seu centésimo quinquagésimo aniversário, incitou-nos a realizar reflexões sobre o romance O Ateneu, obra ficcional mais conhecida do autor. Nesse prisma, esse artigo tem por escopo discutir as relações de sexualidade e poder presentes na obra, bem como tecer brevemente e de forma recortada a fortuna crítica do romance. Para tanto, recorreremos a estudos críticos feitos por teóricos renomados que versam acerca do tema a ser discutido, sobre a estruturação literária, aspectos históricos, linguísticos e técnicas artísticas utilizadas pelo prosador que inovara sutilmente a sintaxe literária do romance do século XIX. Para a baila, mobilizaremos os críticos Luciana Stegagno-Picchio em História da Literatura Brasileira (2004), Alfredo Bosi em História Concisa da Literatura Brasileira (1994), Afrânio Coutinho com o livro A literatura no Brasil Vol.04 (2004) e Michel Foucault em História da Sexualidade (1988).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Ribamar Eliziário Filho, UNINILTON LINS

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras. Manaus.

Keyla Cirqueira Cardoso Nunes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras. Manaus - Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM)

Téléchargements

Comment citer

Eliziário Filho, J. R., & Nunes, K. C. C. (2014). "O ATENEU": SEXUALIDADE, PODER E FORTUNA CRÍTICA. Revista Decifrar, 1(2), 3. Consulté à l’adresse //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1022

Numéro

Rubrique

ARTIGOS (DOSSIÊ)