O TEMA DO PODER EM DUAS NARRATIVAS INFANTO-JUVENIS LUSÓFONAS

THE THEME OF POWER IN TWO LUSOPHONE CHILDREN'S AND YOUTH NARRATIVES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16400

Palabras clave:

Poder, Literatura infanto-juvenil, Literatura comparada, O Reizinho Mandão, Kibala, o Rei Leão

Resumen

Afinal, o que é o poder? Aqui, dedicamo-nos a apresentar a dialética do poder, característica marcante das obras O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha (1978), e Kibala, o Rei Leão, de Gabriela Antunes (1983), em um processo comparativo que visa demonstrar como o poder, real e fictício, se espelha, de modo a revelar seus efeitos frente ao Outro que sob ele vive e dele depende, seja ele o cidadão ou o leitor. Maria José de Rezende (2013), Márcia Maro da Silva (2007) e Terezinha Taborda Moreira (1999) são algumas das autoras que baseiam esta pesquisa e viabilizam a análise neste espaço de interpretação configurado entre o poder poeticamente expresso e o poder politicamente exercido em momentos históricos específicos de Brasil e Angola, privilegiando a percepção de como os atos de mando não se dão sem grandes consequências, especialmente quando exercidos sem a devida consideração da realidade e do senso moral, elementos imprescindíveis ao campo da sociabilidade das subjetividades.  

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Biografía del autor/a

José Maiko Farias Amim, Universidade Federal de Rondônia

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa nas áreas de filosofia, literatura e educação. Tem experiências com trabalhos sociais e culturais e organização de Saraus Filosóficos. Membro do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos. 

Rosane Pontes Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Estudos Literários pela UNEMAT, Mestra em Estudos Literários pela UNIR. Possui graduação em Música - Claretiano Centro Universitário (2016) e graduação em Adminitração de Empresas pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura (2009). Atualmente é professora de Arte na cidade de Comodoro-MT - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso e voluntária - Orquestra Sinfônica de Vilhena. Tem experiência na área de docência no Ensino Regular, com ênfase no Ensino de Arte, e também na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Criação e (re)criação do romance nacional: conteúdo histórico e forma artística desde 2021; LITERATURA INFANTOJUVENIL: poesia e prosa desde 2022; GELCO: Formação de Mediadores e Pesquisadores de Leitura Literária, como membro fundador desde 2020, projeto de extensão da UNEMAT desde 2024.

Citas

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CARNEIRO, Edison. Ladinos e crioulos: estudos sobre o negro no Brasil. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2022.

MOREIRA, Terezinha Taborda. Literatura infantil angolana e construção da identidade. In: Cadernos Cespuc de Pesquisa. Belo Horizonte, n. 5, p. 82-90, abr. 1999. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14992/11598. Acesso em: 12 mar. 2024.

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REZENDE, Maria José de. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade: 1964-1984. Londrina: Eduel, 2013.

ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Quinteto Editorial, 1997.

SILVA, Márcia Maro da. A independência de Angola. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007.

Publicado

2025-07-10

Cómo citar

FARIAS AMIM, J. M.; PONTES SILVA, R. O TEMA DO PODER EM DUAS NARRATIVAS INFANTO-JUVENIS LUSÓFONAS: THE THEME OF POWER IN TWO LUSOPHONE CHILDREN’S AND YOUTH NARRATIVES. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262520, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.16400. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16400. Acesso em: 16 jul. 2025.