A ESCRITA FEMININA E A CONSTRUÇÃO DO SER MULHER NO UNIVERSO POÉTICO DE MARIA HELENA CHEIN
THE FEMININE WRITING AND THE CONSTRUCTION OF THE WOMAN BEING IN THE POETIC UNIVERSE OF MARIA HELENA CHEIN
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16210Palabras clave:
Escrita feminina, Literatura de autoria feminina, Literatura brasileira contemporânea, PoesiaResumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar o escopo da construção do ser mulher presentes na obra poética de Maria Helena Chein. Para o desenvolvimento do presente estudo foram escolhidas as obras Amor solto na terra (2004) e Pão ázimo sob a figueira (2019). O universo ficcional da autora apresenta inúmeras mulheres como protagonistas, conscientes de suas relações, ações e condições. Dessa maneira, a autora não mostra o ser feminino sob a ótica romantizada. A escrita de Chein explora o que há de humano e íntimo no sujeito mulher, principalmente sob a temática do amor. Ela mostra e explora as relações interpessoais e as subjetividades da mulher e, assim, registra o ser feminino com força e iniciativas, reflexivo, fazendo ponderações acerca de sua própria condição. Concomitante a isso, ao mostrar esse mundo poético-ficcional repleto de mulheres, o estudo ainda busca trazer considerações acerca do próprio ato da escrita, notadamente a feminina, afinal temos uma mulher que insere em sua poesia o sujeito feminino. Quanto às incursões teóricas, para refletirmos acerca da escrita feminina e da representação do ser mulher nos poemas de Chein, nos valemos dos estudos e considerações de estudiosas como Nelly Novaes Coelho, Níncia Teixeira, Dulcineia Monteiro, Simone de Beauvoir, dentre outras.
Descargas
Citas
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo II: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CHEIN, Maria Helena. Amor solto na terra. Goiânia: Kelps, 2004.
CHEIN, Maria Helena. Pão ázimo sob a figueira. Goiânia: Prime, 2019. (Coleção Goiânia em prosa e verso).
COELHO, Nell Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.
MONTEIRO, Dulcinéia da Mata Ribeiro. Mulher, feminino plural: mitologia, história, psicanálise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.
TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Entre o ser e o estar: o feminino no discurso Literário. Guairacá - Guarapuava, Pr n. 25 p.81-102, 2009.
WOELLNER, Adélia Maria. A voz da mulher na literatura. Revista de Literatura, História e Memória. Cascavel, Pr, v. 3, n. 3, p. 9-34, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vanderlei Kroin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).