DAS DORES E DOS SUPLÍCIOS - A PUNIÇÃO DOS CORPOS EM UALALAPI, DE UNGULANI BA KA KHOSA
Palabras clave:
relações de poder, relações de violência, Ualalapi, punição dos corpos.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar como a violência na punição dos corpos acontece no texto Ualalapi (2018), do autor moçambicano Ugulani Ba Ka Khosa, mostrando-se como uma incursão que converge literatura e história em um modelo de ficção desafiador: a metaficção historiográfica. Nela se encontra uma interessante exemplificação da tipologia textual pós-moderna trabalhada por Linda Hutcheon. Além disso, propõe-se analisar como as relações de poder se manifestam entre o imperador Ngungunhane e quatro personagens destacadas: Domia, seu pai Mputa, Damboia e Manua. A proposta de análise ancora-se nas relações de poder trabalhadas por Michel Foucault, bem como naquilo que define como relações de violência, ampliando-se, também, ao que teoriza Marilena Chaui, quando diferencia relações de poder das de violência. Pela possibilidade de interpretativa, outros autores são acionados, considerando-se as análises peculiares às personagens aqui definidas. Em Ualalapi, a violência, além de fio condutor, é instrumento de manutenção de poder e de suas emaranhadas relações.
Descargas
Citas
CHAUÍ, Marilena. Ética e Violência, Colóquio e Interlocuções. Londrina, 1998
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: Editora UFBA, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: A vontade de saber. 13ª. Tradução: J. A. Guilhon Albuquerque Maria Thereza da Costa Albuquerque. Vol. 1. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Micrifísica do Poder. 5. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. (tradução de Raquel Ramalhete). 42. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
KHOSA, UngulaniBa Ka. Gungunhana – Ualalapi / As mulheres do imperador. São Paulo: Kapulana, 2018.
PEREIRA, Josana Maria Oliveira. Relativização do Estupro – uma análise foucaultiana do estupro nos discursos sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letra, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p.42. 2018.
SARDENBERG, Cecilia. De Sangrias, Tabus e Poderes: A Menstruação em uma perspectiva sócio-antropológica. [S.l.] Revista Estudos Feministas, 1994. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6846. Acesso em: 24/07/2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ataíde Junio Fonseca Martins, Nícia Petreceli Zucolo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).