TEODORA, SIMPATIA E SHERAZADE: APONTAMENTOS SOBRE A TRANSGRESSÃO FEMININA

Autores

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre o ser feminino transgressor em personagens do folheto História da Donzela Teodora e da obra As mil e uma noites. Para analisarmos os aspectos transgressivos, selecionamos as personagens Teodora, Sherazade e Simpatía. Inicialmente, tecemos alguns comentários sobre a transgressividade feminina e seus possíveis desdobramentos, além de analisarmos trechos das obras que denotam o aspecto transgressivo das personagens, para isso contaremos com a ajuda das teóricas Faria (1997), Butler (2011) e Beauvoir (1960). Compreendemos que Teodora, Sherazade e Simpatía são representadas como mulheres sábias, cuja natureza é selvagem e esse seria um indicativo do aspecto transgressor nas personagens, que são protagonistas de sua própria história. Ainda assim, constatamos que elas apresentam, ao mesmo tempo, aspectos transgressivos e submissos, entrelaçando o espírito livre e rebelde de Inanna/Ishtar ou Lilith e o espírito tradicional e submisso de Eva.

Biografia do Autor

Jodie Elly Silva Gomes, Universidade Regional do Cariri - URCA

É bacharela em Direito pelo Centro Universitário Paraíso - UniFAP, pós-graduada em Direito e Processo Tributário (URCA), graduada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa (URCA), mestranda em Letras pelo PPGL-URCA, membro do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI) - Bakhtinística responsiva da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica experiência bakhtiniana, uma narrativa curta moderna e contemporânea e como formas da estética oral popular. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Silva Gomes, J. E., & Soares Martins, E. . (2022). TEODORA, SIMPATIA E SHERAZADE: APONTAMENTOS SOBRE A TRANSGRESSÃO FEMININA. Revista Decifrar, 9(18), 22–37. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9302

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)