UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

AN ANALYSIS OF THE ‘INDIGENOUS KNOWLEDGE IN SCHOOL’ PROGRAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17981

Keywords:

Educação Escolar Indígena (EEI), Pesquisa Bibliográfica, Ação Saberes Indígenas (ASIE), Materiais Didáticos, Colonialidade

Abstract

The Brazilian Ministry of Education’s (MEC) program, titled Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) [Indigenous Knowledges in School Action], established by Ordinance No. 98 in December 2013, aims to provide continuing education for teachers working in Indigenous School Education and to conduct research for the development of teaching materials in Indigenous languages. This article presents the results of a bibliographic study that sought to identify and describe the contributions found in selected texts regarding the ASIE program. To this end, it surveys academic articles and graduate theses on the subject. The findings indicate that the ASIE program contributes to the valorization of Indigenous knowledges, languages, cultures, and identities, as well as to Indigenous agency. However, it also highlights the need for improvements and the continuity of ASIE.

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Author Biographies

Cássia Gonçalves Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, (2020-2023). Desenvolveu pesquisa no âmbito de Iniciação Cientifica na produção intitulada "A linguagem musical no documento "Campos de Experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil". Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2020-2022) atuando na pesquisa da temática Diversidade Étnico- racial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados

Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB - 2018 - 2019); Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2012); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2006); Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior pela UFMS (2002); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN - 1994); Graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês e Literaturas pela UFMS (1991). É professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD) desde 2013. Faz parte do quadro permanente de docentes do PPGEDU/FAED/UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN); É coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Formação de Professores e Práticas e Educativas no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da UFGD; é coordenadora do LAPRAFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnicos-Raciais, Formação de Professores e Educação da FAED/UFGD. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED). Coordenou o GT 21 da ANPED Centro-Oeste (2022-2024). Atuou na Educação Básica, em Dourados, MS, como professora alfabetizadora, professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica (1987 - 2012), na Escola Municipal Francisco Meireles, a qual atende, prioritariamente, alunos indígenas das etnias Kaiowá, Guarani e Terena. Atuou na Coordenação Geral do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/FAED/UFGD/RENAFOR/MEC (2014-2016). Atuou como Coordenadora de Área do PIBID Pedagogia/FAED/UFGD/CAPES/MEC (2016-2018). Desenvolve estudos e pesquisas, em interface com a educação escolar indígena, nas áreas: Educação, formação de professores e práticas educativas; Currículo; Educação e interculturalidade; Línguas e culturas indígenas.

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Published

2025-07-03

How to Cite

GONÇALVES ALENCAR, C.; COELHO CASTRO TROQUEZ, M. UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: AN ANALYSIS OF THE ‘INDIGENOUS KNOWLEDGE IN SCHOOL’ PROGRAM. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262507, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17981. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17981. Acesso em: 4 jul. 2025.