UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
AN ANALYSIS OF THE ‘INDIGENOUS KNOWLEDGE IN SCHOOL’ PROGRAM
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17981Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena (EEI), Pesquisa Bibliográfica, Ação Saberes Indígenas (ASIE), Materiais Didáticos, ColonialidadeResumo
O programa do Ministério da Educação (MEC), intitulado Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE), regulamentado pela Portaria nº 98 em dezembro de 2013 tem entre seus objetivos a oferta de formação continuada para professores/as que atuam na Educação Escolar Indígena e a realização de pesquisas para a produção de materiais didáticos nas línguas indígenas. Este artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que buscou identificar e descrever as contribuições apresentadas nos textos selecionados a respeito do programa ASIE. Para tal, realiza um levantamento de artigos acadêmicos e trabalhos de pós-graduação sobre a temática. Como resultados, identifica que o programa ASIE contribui para a valorização dos saberes, línguas, culturas e identidades indígenas e para o protagonismo indígena. Contudo, ressalta a necessidade de aprimoramento e continuidade da ASIE.
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