UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

AN ANALYSIS OF THE ‘INDIGENOUS KNOWLEDGE IN SCHOOL’ PROGRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17981

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena (EEI), Pesquisa Bibliográfica, Ação Saberes Indígenas (ASIE), Materiais Didáticos, Colonialidade

Resumo

O programa do Ministério da Educação (MEC), intitulado Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE), regulamentado pela Portaria nº 98 em dezembro de 2013 tem entre seus objetivos a oferta de formação continuada para professores/as que atuam na Educação Escolar Indígena e a realização de pesquisas para a produção de materiais didáticos nas línguas indígenas. Este artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que buscou identificar e descrever as contribuições apresentadas nos textos selecionados a respeito do programa ASIE. Para tal, realiza um levantamento de artigos acadêmicos e trabalhos de pós-graduação sobre a temática. Como resultados, identifica que o programa ASIE contribui para a valorização dos saberes, línguas, culturas e identidades indígenas e para o protagonismo indígena. Contudo, ressalta a necessidade de aprimoramento e continuidade da ASIE.

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Biografia do Autor

Cássia Gonçalves Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, (2020-2023). Desenvolveu pesquisa no âmbito de Iniciação Cientifica na produção intitulada "A linguagem musical no documento "Campos de Experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil". Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2020-2022) atuando na pesquisa da temática Diversidade Étnico- racial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados

Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB - 2018 - 2019); Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2012); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2006); Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior pela UFMS (2002); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN - 1994); Graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês e Literaturas pela UFMS (1991). É professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD) desde 2013. Faz parte do quadro permanente de docentes do PPGEDU/FAED/UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN); É coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Formação de Professores e Práticas e Educativas no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da UFGD; é coordenadora do LAPRAFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnicos-Raciais, Formação de Professores e Educação da FAED/UFGD. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED). Coordenou o GT 21 da ANPED Centro-Oeste (2022-2024). Atuou na Educação Básica, em Dourados, MS, como professora alfabetizadora, professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica (1987 - 2012), na Escola Municipal Francisco Meireles, a qual atende, prioritariamente, alunos indígenas das etnias Kaiowá, Guarani e Terena. Atuou na Coordenação Geral do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/FAED/UFGD/RENAFOR/MEC (2014-2016). Atuou como Coordenadora de Área do PIBID Pedagogia/FAED/UFGD/CAPES/MEC (2016-2018). Desenvolve estudos e pesquisas, em interface com a educação escolar indígena, nas áreas: Educação, formação de professores e práticas educativas; Currículo; Educação e interculturalidade; Línguas e culturas indígenas.

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

GONÇALVES ALENCAR, C.; COELHO CASTRO TROQUEZ, M. UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: AN ANALYSIS OF THE ‘INDIGENOUS KNOWLEDGE IN SCHOOL’ PROGRAM. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262507, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17981. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17981. Acesso em: 4 jul. 2025.