A ESCRITA FEMININA E A CONSTRUÇÃO DO SER MULHER NO UNIVERSO POÉTICO DE MARIA HELENA CHEIN
THE FEMININE WRITING AND THE CONSTRUCTION OF THE WOMAN BEING IN THE POETIC UNIVERSE OF MARIA HELENA CHEIN
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16210Palavras-chave:
Escrita feminina, Literatura de autoria feminina, Literatura brasileira contemporânea, PoesiaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar o escopo da construção do ser mulher presentes na obra poética de Maria Helena Chein. Para o desenvolvimento do presente estudo foram escolhidas as obras Amor solto na terra (2004) e Pão ázimo sob a figueira (2019). O universo ficcional da autora apresenta inúmeras mulheres como protagonistas, conscientes de suas relações, ações e condições. Dessa maneira, a autora não mostra o ser feminino sob a ótica romantizada. A escrita de Chein explora o que há de humano e íntimo no sujeito mulher, principalmente sob a temática do amor. Ela mostra e explora as relações interpessoais e as subjetividades da mulher e, assim, registra o ser feminino com força e iniciativas, reflexivo, fazendo ponderações acerca de sua própria condição. Concomitante a isso, ao mostrar esse mundo poético-ficcional repleto de mulheres, o estudo ainda busca trazer considerações acerca do próprio ato da escrita, notadamente a feminina, afinal temos uma mulher que insere em sua poesia o sujeito feminino. Quanto às incursões teóricas, para refletirmos acerca da escrita feminina e da representação do ser mulher nos poemas de Chein, nos valemos dos estudos e considerações de estudiosas como Nelly Novaes Coelho, Níncia Teixeira, Dulcineia Monteiro, Simone de Beauvoir, dentre outras.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo II: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CHEIN, Maria Helena. Amor solto na terra. Goiânia: Kelps, 2004.
CHEIN, Maria Helena. Pão ázimo sob a figueira. Goiânia: Prime, 2019. (Coleção Goiânia em prosa e verso).
COELHO, Nell Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.
MONTEIRO, Dulcinéia da Mata Ribeiro. Mulher, feminino plural: mitologia, história, psicanálise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.
TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Entre o ser e o estar: o feminino no discurso Literário. Guairacá - Guarapuava, Pr n. 25 p.81-102, 2009.
WOELLNER, Adélia Maria. A voz da mulher na literatura. Revista de Literatura, História e Memória. Cascavel, Pr, v. 3, n. 3, p. 9-34, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanderlei Kroin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).