INFÂNCIA, SOCIABILIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO NA MANAUS DOS ANOS 30 E 40

Autores

  • Alba Barbosa Pessoa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.al2.pp.119.138

Palavras-chave:

Infância, Sociabilidade, Disciplinarização

Resumo

Os modos de vida das camadas populares há muito foi motivo de apreensão e ações por parte das camadas dirigentes brasileiras. Entretanto, foi no decorrer de 1930 a 1945 que foi concebido e colocado em prática medidas intervencionistas que almejava a disciplinarização da infância por meio do combate ao que era percebido como vadiagem. Nesse sentido, medidas repressivas e moralizadoras se voltaram para as formas de sociabilidade desse segmento, tais como as festas, brincadeiras, cinema e outras formas de entretenimento. Refletir como se deu a tentativa de disciplinarização das formas de sociabilidade da infância na cidade de Manaus no decorrer dos anos 30 e 40 é o objetivo deste artigo.

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Publicado

2019-01-25

Como Citar

Pessoa, A. B. (2019). INFÂNCIA, SOCIABILIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO NA MANAUS DOS ANOS 30 E 40. Canoa Do Tempo, 10(Nº 2), 103–118. https://doi.org/10.38047/rct.al2.pp.119.138

Edição

Seção

Artigos Livres