PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM ESCOLARES DO 8.º E 9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS - AM.

Autores

  • Larissa Nascimento dos Santos Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Victor Matsui de Paula Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ivan de Jesus Ferreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Daurimar Pinheiro Leão Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alexia Renata Amaral da Silva Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

RESUMO 

Sabe-se que um bom posicionamento corporal é de extrema importância na qualidade de vida. Estudos vem demonstrado a presença cada vez mais frequente de desvios posturais em crianças e adolescentes, reconhecendo que tal problemática pode vir a gerar consequência na vida adulta. Este estudo possui como objetivo avaliar índices de desvios posturais, específicos da região da coluna, em escolares de 8º e 9º ano. A amostra foi composta por 52 escolares, de ambos os sexos, na faixa etária entre 13 e 16 anos. Este estudo possui como hipótese uma maior prevalência de desvios em participantes do sexo feminino. Avaliou-se a postura por meio de fotogrametria nos planos anterior, posterior e lateral. Os dados obtidos foram analisados no Software da avaliação postural SAPO, utilizando o protocolo de pontos anatômico do mesmo. Dos resultados obtidos, observou-se 50% da amostra apresentou algum tipo de alteração na coluna, sendo de maior prevalência, respectivamente: escoliose; cifose e hiperlordose, sendo os participantes do sexo masculino com maiores índices de alterações. Pode-se concluir então, com base nos achados deste estudo, a necessidade de atenção quanto ao posicionamento corporal dos escolares, uma vez que a detecção de tais desvios pode vir a contribuir na prevenção dos mesmos.

PALAVRAS CHAVE: Avaliação Postural; Alterações da Coluna; Qualidade de Vida; Postura.

PREVALENCE OF POSTURAL DEVIATIONS IN SCHOOLS OF THE 8TH AND 9TH GRADES OF FUNDAMENTAL EDUCATION IN A STATE SCHOOL OF MANAUS-AM

 

It is known that a good body positioning is of extreme importance in the quality of life. Studies have demonstrated the increasingly frequent presence of postural deviations in children and adolescents, recognizing that such problems can have a consequence in adult life. This study aims to evaluate the prevalence of postural deviations, specific to the spine region, in 8th and 9th grades. The sample consisted of 52 schoolchildren, of both sexes, between the ages of 13 and 16 years. This study has as hypothesis a greater prevalence of deviations in female participants. Posture was evaluated by photogrammetry in the anterior, posterior and lateral planes. The data obtained were analyzed in the Postural Evaluation Software SAPO, using the anatomical points protocol of the same. From the results obtained, it was observed that 50% of the sample presented some type of alteration in the column, being of higher prevalence, respectively: scoliosis; kyphosis and lordosis, with male participants with the highest rates of change. Based on the findings of this study, we can conclude that there is a need for attention regarding the body positioning of the students, since the detection of such deviations may contribute to their prevention. 

KEY WORDS: Postural Evaluation; Column Changes; Quality of life; Posture.

Biografia do Autor

Larissa Nascimento dos Santos, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

Victor Matsui de Paula, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

Ivan de Jesus Ferreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

 

Daurimar Pinheiro Leão, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

 

Alexia Renata Amaral da Silva, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

 

Kemel José Fonseca Barbosa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

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Publicado

2020-04-08