PENSANDO NO ASFALTAMENTO DO TRECHO DO MEIO DA 319 BASEANDO NA BR 174.

Autores

  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em biologia.
  • Eliuvomar Cruz da Silva Doutor em educação, professor da SEDUC – AM.
  • Laury Vander Leandro de Souza Doutora em educação, pedagoga da SEMED – Tabatinga – AM.
  • Ana Flávia Maldaner Teodoro Sandman Graduanda em biologia.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Resumo

 

PENSANDO NO ASFALTAMENTO DO TRECHO DO MEIO DA 319 BASEANDO NA BR 174

RESUMO

Este artigo foi elaborado para discutir o asfaltamento do trecho central da BR-319, tomando como referência a BR-174, que se coloca como modelo de circulação na Amazônia. As estradas construídas durante os governos militares são parte constituinte do território amazônico e, atualmente, busca-se um novo asfaltamento, com destaque para a BR-319 e a BR-163, que são apresentadas como rodovias existentes e centro das discussões sobre sua reestruturação. Essas vias procuram ser alternativas para o escoamento de diferentes fluxos, contribuindo para a dinamicidade do território amazônico. A BR-174, por exemplo, é apontada como exemplo de gerenciamento ambiental aplicado às rodovias. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica com artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos. Assim, o asfaltamento das estradas na Amazônia é relevante em todas as vias que necessitam dessa infraestrutura.

Palavras-chave: Rodovias, Amazônia, Circulação.

 

THINKING ABOUT PAVING THE MIDDLE SECTION OF 319 BASED ON BR 174 AND BR 307 

ABSTRACT

This article was developed to discuss the paving of the central section of Highway BR-319, using BR-174 as a reference, which serves as a model for circulation in the Amazon. The roads built during the military governments are a constituent part of the Amazon territory, and currently, new paving efforts are underway, with BR-319 and BR-163 considered existing highways and the focus of discussions about their redevelopment. These roads aim to be alternatives for the flow of different types of traffic, contributing to the dynamism of the Amazon territory. BR-174, for example, is highlighted as an example of environmental management applied to highways. The methodology used is bibliographic research based on indexed journal articles and academic papers. Therefore, paving roads in the Amazon is important for all routes that require such infrastructure.

Keywords: Highways, Amazon, Circulation.

 

PENSANDO EN PAVIMENTAR EL TRAMO MEDIO DE LA 319 CON BASE EN LA BR 174 Y LA BR 307

RESUMEN

Este artículo fue elaborado para analizar la pavimentación del tramo central de la Carretera BR-319, tomando como referencia la BR-174, que se presenta como modelo de circulación en la Amazonia. Las carreteras construidas durante los gobiernos militares forman parte integrante del territorio amazónico y, actualmente, se busca una nueva pavimentación, considerando la BR-319 y la BR-163 como vías existentes y centro del debate sobre su reestructuración. Estas carreteras pretenden ser alternativas para el flujo de diferentes tipos de tráfico, contribuyendo al dinamismo del territorio amazónico. La BR-174, por ejemplo, se destaca como un ejemplo de gestión ambiental aplicada a las carreteras. La metodología utilizada se basa en una investigación bibliográfica con artículos de revistas indexadas y trabajos académicos. Por lo tanto, la pavimentación de las carreteras en la Amazonia es importante para todas las rutas que requieren esta infraestructura.

Palabras clave: Carreteras, Amazonia, Circulación.

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Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em biologia.

Graduada em biologia.

Eliuvomar Cruz da Silva, Doutor em educação, professor da SEDUC – AM.

Doutor em educação, professor da SEDUC – AM.

Laury Vander Leandro de Souza, Doutora em educação, pedagoga da SEMED – Tabatinga – AM.

 

Doutora em educação, pedagoga da SEMED – Tabatinga – AM.

Ana Flávia Maldaner Teodoro Sandman, Graduanda em biologia.

Graduanda em biologia.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958 . E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação. E-mail: joanabuyo@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2025-12-22