A RELEVÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIA E SIMULAÇÕES REALÍSTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE.

Autores

  • Isabel Cristina Pereira de Freitas Especialista em Qualidade e Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio-Libanês. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
  • Karla Andréa Ribeiro da Silva Especialista em UTI pela FACIME(UESPI) e Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí.
  • Mykaelle Soares Lima Mestre em Saúde e Comuninade pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.
  • Viviane Fortes da Silva Especialista em Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde (UNIFSA).

Resumo

A RELEVÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIA E SIMULAÇÕES REALÍSTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

RESUMO

O estudo da pesquisa obteve-se como título a relevância do uso de tecnologiae simulações realísticas na educação profissional em saúde. A educação profissional em saúde enfrenta diversos desafios que impactam diretamente a formação de profissionais capacitados para atuar em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. Tradicionalmente, o ensino na área da saúde tem sido baseado em métodos expositivos e em experiências práticas presenciais, que muitas vezes não conseguem simular adequadamente as condições reais de trabalho dos profissionais. Objetivo geral da revisão sistemática: analisar evidências científicas sobre a relevância e impactos do uso de tecnologia e simulações realísticas na formação profissional em saúde. A revisão sistemática é um tipo de pesquisa que se caracteriza pela busca, seleção e análise criteriosa e transparente de estudos relevantes sobre um tema específico, com o objetivo de sintetizar as evidências existentes de forma imparcial e confiável. A busca inicial nas bases de dados selecionadas (PubMed, Scielo, Web of Science e LILACS) resultou em um total de 820 registros identificados. Após a remoção de 150 registros duplicados, 670 artigos foram submetidos à triagem por título e resumo. O uso de tecnologias e simulações realísticas mostra-se altamente relevante e eficaz na educação profissional em saúde, ao proporcionar uma aproximação significativa entre o ambiente educacional e a prática clínica real.

Palavras chaves: Tecnologia. Simulações realisticas. Educação. Profissional em saúde.

 

THE RELEVANCE OF USING TECHNOLOGY AND REALISTIC SIMULATIONS IN PROFESSIONAL HEALTH EDUCATION

ABSTRACT 

The research study's title was the relevance of using technology and realistic simulations in professional health education. Professional health education faces several challenges that directly impact the training of professionals capable of working in increasingly complex and dynamic environments. Traditionally, healthcare education has been based on lecture methods and in-person practical experiences, which often fail to adequately simulate professionals' real-world working conditions. The general objective of the systematic review: to analyze scientific evidence on the relevance and impact of using technology and realistic simulations in professional health education. A systematic review is a type of research characterized by the search, selection, and careful and transparent analysis of relevant studies on a specific topic, with the goal of synthesizing the existing evidence in an impartial and reliable manner. The initial search in the selected databases (PubMed, Scielo, Web of Science, and LILACS) resulted in a total of 820 records. After removing 150 duplicates, 670 articles were screened by title and abstract. The use of realistic technologies and simulations has proven to be highly relevant and effective in healthcare professional education, providing a significant connection between the educational environment and real clinical practice. 

Keywords: Technology. Realistic simulations. Education. Healthcare professional. 

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Pereira de Freitas, Especialista em Qualidade e Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio-Libanês. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Especialista em Qualidade e Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio-Libanês. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
E-mail: professoraisabelcristina2020@gmail.com

Karla Andréa Ribeiro da Silva, Especialista em UTI pela FACIME(UESPI) e Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí.

Especialista em UTI pela FACIME(UESPI) e Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem pelo Instituto de Ensino superior de Teresina(AESPI).

E-mail: karlaandrea2575@hotmail.com    

Mykaelle Soares Lima, Mestre em Saúde e Comuninade pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Mestre em Saúde e Comuninade pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Pós graduação em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Uninovafapi. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Uninovafapi.

E-mail: enfamykaelle@gmail.com

Viviane Fortes da Silva, Especialista em Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde (UNIFSA).

Especialista em Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde (UNIFSA). Especialista em Urgência e Emergência (IESM). Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (FACULESTE). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

E-mail: vivianefortesenf@outlook.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2025-12-22