GESTÃO DA QUALIDADE ACADÊMICA NA UFAM: A CONTRIBUIÇÃO DA CPA PARA O FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Júnior Trabalha como Técnico de Segurança do Trabalho na IMC SASTE - Serviços por Excelência.
  • Marilene de Sena e Silva Doutorado em Educação com ênfase em Políticas Públicas-PUC (2023).

Resumo

RESUMO

A gestão da qualidade acadêmica na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) constitui um eixo estratégico fundamental para o aprimoramento contínuo do ensino, da pesquisa e da extensão. Alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa gestão envolve a articulação de políticas, práticas e instrumentos avaliativos que garantam o cumprimento da missão institucional, a excelência acadêmica e a responsabilidade social. Nesse contexto, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desempenha papel central na consolidação de uma cultura de autoavaliação e na produção de diagnósticos que subsidiam a tomada de decisões, o planejamento estratégico e a prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle, como o INEP e o TCU. A busca pela qualidade acadêmica na UFAM reflete o compromisso com a formação cidadã, a inovação científica e o desenvolvimento regional sustentável, especialmente no contexto amazônico.

Palavras-chave: Avaliação Institucional; Comissão Própria de Avaliação; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Universidade Federal do Amazonas.

 

ABSTRACT

Academic quality management at the Federal University of Amazonas (UFAM) is a fundamental strategic axis for the continuous improvement of teaching, research and extension. Aligned with the Institutional Development Plan (PDI) and the guidelines of the National Higher Education Assessment System (SINAES), this management involves the articulation of policies, practices and assessment instruments that ensure the fulfillment of the institutional mission, academic excellence and social responsibility. In this context, the Self-Assessment Committee (CPA) plays a central role in consolidating a culture of self-assessment and in producing diagnoses that support decision-making, strategic planning and accountability to society and to oversight bodies, such as INEP and TCU. The pursuit of academic quality at UFAM reflects the commitment to citizenship education, scientific innovation and sustainable regional development, especially in the Amazon context.

Keywords: Institutional Assessment; Self-Assessment Committee; National Higher Education Assessment System; Federal University of Amazonas.

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP/SP), Mestre em Psicologia Social (USP/SP), Especialista em Adolescência (Faculdade de Medicina USP/SP). Especialista em Produção de Material em EaD (UFAM/AM), Especialista em Psicopatologia (Saúde Mental – Okayama UniversityFaculty of Letters – Japan revalidado de UFRJ).thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Júnior, Trabalha como Técnico de Segurança do Trabalho na IMC SASTE - Serviços por Excelência.

Técnico em Segurança do Trabalho. Centro de Ensino Literatus – CEL. Bacharel em Educação Física – Promoção da Saúde e Lazer na UFAM - Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduado - Psicologia da Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho. ULBRA - Universidade Luterana do Brasil – Canoas. Pós Graduado – Gestão na Segurança e Saúde no Trabalho na Faculdade Estácio de Sá. Trabalha como Técnico de Segurança do Trabalho na IMC SASTE - Serviços por Excelência. mrmarquesjr@gmail.com

Marilene de Sena e Silva, Doutorado em Educação com ênfase em Políticas Públicas-PUC (2023).

Doutorado em Educação com ênfase em Políticas Públicas-PUC (2023); Mestrado em Educação com ênfase em Políticas Públicas-UFAM (2008). marilene.sena_12@hotmail.com

Fonte: Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior (2022).

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Publicado

2025-07-01