GESTÃO DA QUALIDADE ACADÊMICA NA UFAM: A CONTRIBUIÇÃO DA CPA PARA O FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL.
Resumo
RESUMO
A gestão da qualidade acadêmica na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) constitui um eixo estratégico fundamental para o aprimoramento contínuo do ensino, da pesquisa e da extensão. Alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa gestão envolve a articulação de políticas, práticas e instrumentos avaliativos que garantam o cumprimento da missão institucional, a excelência acadêmica e a responsabilidade social. Nesse contexto, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desempenha papel central na consolidação de uma cultura de autoavaliação e na produção de diagnósticos que subsidiam a tomada de decisões, o planejamento estratégico e a prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle, como o INEP e o TCU. A busca pela qualidade acadêmica na UFAM reflete o compromisso com a formação cidadã, a inovação científica e o desenvolvimento regional sustentável, especialmente no contexto amazônico.
Palavras-chave: Avaliação Institucional; Comissão Própria de Avaliação; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Universidade Federal do Amazonas.
ABSTRACT
Academic quality management at the Federal University of Amazonas (UFAM) is a fundamental strategic axis for the continuous improvement of teaching, research and extension. Aligned with the Institutional Development Plan (PDI) and the guidelines of the National Higher Education Assessment System (SINAES), this management involves the articulation of policies, practices and assessment instruments that ensure the fulfillment of the institutional mission, academic excellence and social responsibility. In this context, the Self-Assessment Committee (CPA) plays a central role in consolidating a culture of self-assessment and in producing diagnoses that support decision-making, strategic planning and accountability to society and to oversight bodies, such as INEP and TCU. The pursuit of academic quality at UFAM reflects the commitment to citizenship education, scientific innovation and sustainable regional development, especially in the Amazon context.
Keywords: Institutional Assessment; Self-Assessment Committee; National Higher Education Assessment System; Federal University of Amazonas.
Downloads
