TELEMEDICINA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CUIDADO AO IDOSO.

Autores

  • Carlos Henrique Rodrigues Castro Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).
  • Jackson Santos dos Reis Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA).
  • Janaína Almeida Silva Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Mariana Medeiros Mota Tessarolo Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).
  • Caroline Rodrigues Castro Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Especialista em Diagnóstico por imagem CBR. Graduada em Medicina pela Faculdade de medicina do Vale do Aço. Docente do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Resumo

RESUMO 

A telemedicina tem se mostrado uma estratégia crescente para promover o acesso à saúde, especialmente em tempos de transformações tecnológicas e envelhecimento populacional. No Brasil, o avanço dessa modalidade de atendimento foi intensificado com a pandemia de COVID-19, revelando tanto benefícios quanto limitações no cuidado ao idoso. Este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios e possibilidades da telemedicina na atenção à população idosa, considerando aspectos sociais, tecnológicos, éticos e estruturais. Foram utilizados métodos qualitativos e revisão de literatura de publicações dos últimos cinco anos. Os achados indicam que, embora a telemedicina amplie o acesso e a continuidade do cuidado, ainda enfrenta barreiras relacionadas à exclusão digital, infraestrutura e capacitação de usuários e profissionais. Conclui-se que políticas públicas específicas, estratégias de inclusão digital e melhorias na conectividade são essenciais para consolidar a telemedicina como ferramenta efetiva no cuidado gerontológico. 

Palavras-chave: Telemedicina. Idoso. Saúde digital. Envelhecimento. Acesso à saúde.

 

ABSTRACT 

Telemedicine has emerged as a growing strategy to improve access to healthcare, especially amid technological changes and population aging. In Brazil, the expansion of this form of care was accelerated by the COVID-19 pandemic, revealing both benefits and limitations in elderly care. This article aims to analyze the main challenges and possibilities of telemedicine in the care of the elderly, considering social, technological, ethical, and structural aspects. A qualitative methodology and literature review from the past five years were used. Findings indicate that while telemedicine enhances access and care continuity, it still faces barriers related to digital exclusion, infrastructure, and the training of users and professionals. It is concluded that specific public policies, digital inclusion strategies, and improved connectivity are essential to establishing telemedicine as an effective tool in gerontological care. 

Keywords: Telemedicine. Elderly. Digital health. Aging. Health access.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Rodrigues Castro, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce. Especialista em Gastroenterologia pela Faculdade de Redentor. Especialista em Endoscopia Digestiva Alta pela Faculdade IPEMEDE de Ciências Médicas (IPEMED). Graduado em Medicina pelo Instituto de Ensino Superior (IMES). E-mail: geniomedico@yahoo.com.br  

Jackson Santos dos Reis, Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA).

Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA), Saúde Coletiva (FVC), Pedagogia Social (UCAM), Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), além de Pósgraduação em andamento em Geriatria e Gerontologia (UNIANCHIETA) e Atendimento Clínico à Diversidade Sexual e de Gênero (IPPERG/FAUSP). Graduado em Serviço Social (UNIFACS), Pedagogia (UNYLEYA), História (FACIBA) e Tecnólogo em Gerontologia Cuidado ao Idoso (UNINTER), atualmente cursa Psicologia (CAIRU). Atua com foco nas áreas de Gerontologia, Serviço Social, Cuidados Paliativos, Política Social, Gestão Social, Saúde LGBTQIAPN+ e Educação a Distância. E-mail: prof.jacksonreis@unyleya.edu.br

Janaína Almeida Silva, Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio em Geriatria e Gerontologia (Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce). E-mail - janainameduefs@yahoo.com.br

Mariana Medeiros Mota Tessarolo, Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Linhares. Especialista em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP. Especialista em Gestão Geriátrica e Gerontológica pela PUC/RJ. MBA em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Anhanguera. Pós graduada em Gerontologia e Empreendedorismo pelo Hospital Sírio Libanes/SP.

E-mail: enfermeiramarianamota@hotmail.com 

Caroline Rodrigues Castro, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Especialista em Diagnóstico por imagem CBR. Graduada em Medicina pela Faculdade de medicina do Vale do Aço. Docente do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Especialista em Diagnóstico por imagem CBR. Graduada em Medicina pela Faculdade de medicina do Vale do Aço. Docente do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: carolrcastro@hotmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

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Publicado

2025-07-01