A INCLUSÃO FEMININA: SOCIAL E EDUCACIONAL EM COMBATES COMPETITIVOS .

Autores

  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

SLIDE ACADÊMICO:

  • Historicamente as mulheres eram rotuladas como “sexo frágil”, tendo como obrigação cuidar da casa, filhos e marido. A história da evolução das conquistas das mulheres por espaços no esporte é atrelada ao pensamento feminista e às representações ideais de feminilidade, e para compreender as reflexões desse pensamento, é necessário compreender que relações de gênero são construções sociais e culturais (BERTÉ, 2016).

Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção da Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado Faixa Preta na modalidade esportiva do Jiu-Jitsu pelo "Clube Omar Salum - Brazilian Jiu-Jitsu" em 1999. Formado no Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Ensino Literatus - CEL em 2006. Atua como pesquisador principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte (psicologia desportiva), cultura corporal e educação física. Participou em projetos tais como: Projeto de Extensão ao Trabalho - PET Saúde Gradua SUS em 2016 - 2017; Pace: Brincando na Pestalozzi em 2016; PACE N. 090/2017- 2018 - 01 e 02: os processos pedagógicos das lutas de artes marciais, numa perspectiva de aprendizagem lúdica e sócio-educativa dentro das comunidades de baixa rendo no estado do Amazonas; PIBEX 054/2018 - Registro PROEXTI: CEI n, 441/2018 - Estudo sobre o Burnout em alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas; PACE 2017 - Estudo de crenças racionais e irracionais dos pacientes neuro-funcionais do Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento – LENC da Universidade Federal do Amazonas; PACE 2017 - Perfil psicológico dos participantes inseridos no núcleo multiprofissional de reabilitação neurofuncional – pró-neuro da UFAM Responsável pela OFICINA DE JIU JITSU, na XXIV SEMANA.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho – USP; Doutor em Psicologia Clínica – USP; Mestre em Psicologia Social – Universidade de Okayama – Faculdade de Letres (Japão). Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

 

Fonte: Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior (2021).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-25