É possível transformar a soja em mata de novo”

O processo de recuperação territorial do povo Avá-Guarani na região Oeste do estado do Paraná (Brasil)

Autores

  • Alexsander Brandão Carvalho Sousa PPGAS/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.7.1-6

Palavras-chave:

Colonização, Avá-Guarani, Recuperação territorial

Resumo

O tema central do artigo gira em torno do processo de recuperação territorial que vem sendo protagonizado pelo povo Avá-Guarani, na região Oeste do Estado do Paraná, com o foco mais detido nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, onde se localiza a Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira . Meu objetivo é discorrer sobre as “situações históricas” (Pacheco de Oliveira, 1988; 2015) que foram se configurando com a colonização do território do povo Avá-Guarani na Bacia do Rio Piquiri, assim como oferecer um panorama da luta pela terra protagonizada por este povo indígena na atualidade.

Biografia do Autor

Alexsander Brandão Carvalho Sousa, PPGAS/UFSC

Mestre em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador membro do Arandu, Laboratório de Estudos em Etnologia, Educação e Sociobiodiversidade do PPGAS-UFSC.

Referências

ALARCON, Daniela Fernandes. O retorno da terra: As retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Editora Elefante: São Paulo, 2019. 484p.

ALARCON, Daniela Fernandes. Um balanço da recuperação territorial. In: O retorno dos parentes: mobilização e recuperação territorial entre os Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Tese de doutorado (Antropologia social). Rio de Janeiro, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

ALBERNAZ, Adriana C. R. Antropologia, História e Temporalidades entre os Avá-Guarani de Oco’y (PR). Tese de doutorado – UFSC: Florianópolis, 2009. 391 p.

BENITES, Tonico. Rojeroky Hina há Roike Jevy Tekohape (Rezando e Lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Avá Kaoiwá e dos Avá Guarani pela recuperação de seus tekoha. Tese de doutorado – Rio de Janeiro: UFRJ/MN/PPGAS, 2014.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos /Comissão Nacional da Verdade. – Brasília: CNV, 2014. 416 p. – (Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 2). BRASIL, Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. ROJAS, Blanca G. Informação Técnica sobre os Índios Guarani-Ñandéva do Município de Guaíra. Instrução Executiva N°. 406/PRES/2005, Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. Coordenadora-Geral de Identificação e Delimitação. FIGUEIREDO, Marina Vanzolini; SALLES DE FARIAS Camila & OLIVEIRA Diogo de. Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá (Guaíra, Terra Roxa e Altônia, Paraná). Brasília: CGID/DPT/FUNAI, 2018.

BRASIL, Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. Coordenadora-Geral de Identificação e Delimitação. THOMAZ DE ALMEIDA, R. F. & MURA, Fabio. Relatório Antropológico de Revisão de Limites da T.I. Porto Lindo (Jakarey). Portaria Nº 724/PRES, 2002.

BRASIL, Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. THOMAZ DE ALMEIDA, Rubem F. Relato sobre uma brevíssima visita aos Guarani-Ñandeva de Guaíra. FUNAI/ Brasília, IB/Foz do Iguaçu, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena. Departamento de Atenção à Saúde Indígena. Despacho. Assunto: Resposta a Solicitação de Acesso à Informação-Fala.BR. Referência: NUP 25072.017396/2022-25, Brasília, 2022.

BRASIL, Poder Judiciário. Justiça Federal. Seção Judiciária do Paraná 1ª Vara Federal de Guaíra, interdito proibitório Nº 5000546-52.2019.4.04.7017/PR, 2019.

BRAND Antônio. O Impacto da Perda da Terra Sobre a Tradição Kaiowá/Guarani: Os difíceis caminhos da palavra. Tese de Doutorado – Curso de Pós-Graduação em História PUC/RS. 1997.

BRIGHENTI, Clovis Antonio & OLIVEIRA Osmarina de. Sarambipá: esparramos, resistência e rearticulação Guarani na recuperação do Tekoha Guasu extinto pela Itaipu Binacional. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 06, ed. especial, mar., 2020.

CARVALHO, Maria Lucia B. Das Terras dos Índios a Índios sem Terras. O Estado e os Guarani de Oco’y: Violência, Silêncio e Luta. Tese de doutorado – USP-FFLCH. São Paulo 2013. 834 p.

CLASTRES, Hélene. La Tierra Sin Mal. El profetismo tupí-guarani. Ediciones del Sol S.A. Buenos Aires, Argentina, 1989.

CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA (CTI): Violações dos Direitos Humanos e Territoriais do Guarani no Oeste do Paraná (1946-1988): subsídios para a Comissão Nacional da Verdade. São Paulo, 2013. Disponível em: http://bd.trabalhoindigenista.org.br/.

CONRADI, Carla Cristina Nacke. O Movimento os Guarani de Reocupação e Recuperação de seus Territórios no Oeste do Paraná. IV Congresso Internacional de História – Maringá, 2009.

EREMITES DE OLIVEIRA, Jorge & ESSELIN, Paulo Marcos. Uma Etno-História da Erva-Mate e dos Povos Indígenas de Língua Guarani na Região Platina: da Província do Guairá ao antigo Sul de Mato Grosso. IN: FINOKIET, Bedati A. (org.). – 1. ed. – Tubarão (SC) : Copiart, 2018. 360 p.

FREITAG, Liliane da Costa. Extremo - Oeste Paranaense: história territorial, região, identidade e (re)ocupação. Tese de Doutorado em História – Faculdade de História, Direito e Serviço Social – Universidade Estadual Paulista – UNESP. Franca-SP, 2007.

MARÉCHAL, Clémentine I. Política do etnocídio e resistência nas retomadas kaingang no Rio Grande do Sul. In: Gavagai, v. 5, n. 1, 2018. p. 29-54.

NIMUENDAJU, Curt Unkel. As Lendas da Criação e Destruição do Mundo Como fundamentos da Religião dos Apapocúva-Guarani. São Paulo: Edusp e Hucitec, 1987.

MELIÀ, Bartolomeu. A Terra Sem Mal do Guarani. Economia e profecia. Revista de Antropologia, (33), 1990.

MELIÀ, Bartolomeu. Conquistado y Reducido. Ensayos de Etno História. Biblioteca paraguaya de Antropología.Vol.V. CEADUC-CEPAG. Assunción del Paraguay, 1997.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra. Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

MORAIS, Bruno Martins. Do Corpo ao Pó: Crônicas da territorialidade Kaowá e Guarani nas adjacências da morte. São Paulo: Elefante, 2017.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. “O Nosso Governo”: Os Ticuna e o Regime Tutelar. São Paulo: Marco Zero. 1988. 315p.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. MANA 4(1):47- 77, 1998.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. Regime tutelar e Faccionalismo. Política e Religião em uma reserva Ticuna. Manaus: UEA Edições, 2015.

PIERRI, Daniel Calazans. O Perecível e o Imperecível: Lógica do sensível e corporalidade no pensamento guarani-mbya. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. São Paulo, 2013.

POMPA, Cristina. O Profetismo Tupi-Guarani: A construção de um objeto antropológico. Revista de Indias, vol. LXIV, n° 230, 2004.

SHADEN, Egon. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.

SOUSA, Alexsander B. C. “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”. Os karai keura e suas violências contra os Avá-Guarani da Bacia do Rio Piquiri (PR). São Paulo: Editora Dialética, 2021.

RIBEIRO DOS SANTOS, Thiago A. Antes que era bom, quando a água era boa e não precisava cultivar: uma etnografia sobre os Avá-Guarani da Reserva Indígena Tekohá Anhetete e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional. Dissertação de Mestrado. PPGAS-UFSC. Florianópolis, 2016.

THOMAZ DE ALMEIDA, Rubem F. Estudo Antropológico sobre a situação dos Avá-guarani e Guarani-Mbya relacionados ao Jakutinga/Ocoy e dos Ñandeva de Guaíra:extremo oeste do Paraná. Rio de Janeiro, 2006.

VELHO, Otávio G. Frente de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônia . Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009, 172p.

Downloads

Publicado

2022-12-19