Cosmopolítica do brilho: seguindo a arte indígena contemporânea no contexto da pandemia do coronavírus (Covid-19)

Autores

  • Alberto Luiz de Andrade Neto UFSC
  • Juliana Mesquita Zikan França PPGMS/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.6.2-6

Resumo

Este artigo segue a instalação "ENTIDADES" (2020-) de Jaider Esbell, a vídeo-carta n.1 "Nhemongueta Kunhã Mbaraete" (2020) de Graciela Guarani e as projeções dos desenhos de Joseca Yanomami "O sopro dos xapiri" (2020) com o objetivo de levantar reflexões que trazem essas produções artísticas e seus questionamentos para as discussões sobre a epidemia de Covid-19 no Brasil. E, também, buscamos esboçar alguns aspectos dessa cosmopolítica indígena que tem se forjado a partir do brilho para tentarmos projetar horizontes de futuro.

Biografia do Autor

Alberto Luiz de Andrade Neto, UFSC

Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista de Doutorado do CNPq. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: alberto_andrade_neto@hotmail.com  

Juliana Mesquita Zikan França, PPGMS/UNIRIO

Doutoranda em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE). Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: juliana.zikan@gmail.com

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Publicado

2022-07-20