Para além das máscaras: uma etnografia visual das manifestações políticas na Praça da Saudade em Manaus durante a pandemia da covid-19.

Autores

  • Eduardo Pereira Monteiro PPGAS/UFAM
  • Samile Magalhães Pereira PPGAS/UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.6.2-9

Palavras-chave:

etnografia visual, Covid-19, Manaus, Patrimônio, Praça da Saudade

Resumo

A etnografia visual apresentada ao longo deste trabalho objetiva demonstrar o descontentamento de um determinado grupo de pessoas que residem em Manaus – AM, em relação às estratégias do poder público para lidar com o caos ocasionado pela pandemia. Os  grafites, as pichações e os lambes fotografados nas colunas da Praça da Saudade - localizada no Centro da cidade - destacam-se pelas críticas diretas ao Presidente da República, passando por outros temas, tais como o domínio do espaço social entre facções e as representações imagéticas diversas.

Referências

CAMPOS, Ricardo. Paredes comunicantes. Foto-ensaio sobre espaço público e comunicação ilegal. Cadernos de Arte e Antropologia [Online]. Bahia, v. 01, n. 1, p. 73 - 76, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/746?file=1 . Acesso em: 26 out. 2021.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Monumentalidade e cotidiano: os patrimônios culturais como gênero do discurso”. In OLIVEIRA, Lucia Lippi (org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

NASCIMENTO, Maria Evany do. Do Discurso à Cidade: Políticas de Patrimônio e a Construção do Espaço Público no Centro Histórico de Manaus. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-20