Noção de trabalho e trabalhadores na Amazônia
Palavras-chave:
trabalho, trabalhadores, AmazôniaResumo
Este estudo se ocupa do exame da noção de trabalho e trabalhadores na Amazônia dando especial relevo ao movimento sindical no Amazonas. Trata-se de um cotejamento de dados, a partir de pesquisa bibliográfica, que subsidiou os nossos
estudos de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O papel político que os trabalhadores desempenharam na interlocução com o poder tem sido imperioso para o reconhecimento da cidadania por parte da estrutura de poder.
Downloads
Referências
BATISTA, Djalma. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. Prefácio de Arthur Cézar Ferreira Reis. Rio de Janeiro: Conquista, 1976.
CASTRO, Edna M. Ramos. Processo de Trabalho e Relacões de Poder na Carajás. In: D'INÇÃO, Mª Angela; SILVEIRA, Isolda Maciel (Org). A Amazônia e a crise da modernidade. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 1994.
GALVÃO, Eduardo. Santos e visagens. um estudo da vida religiosa de Ita, Baixo Amazonas. 2. ed. São Paulo: Editora Nacional; Brasília: INL, 1976.
HIRATA, Helena. Reestruturação produtiva, trabalho e relações de gênero. Revista Latinoamericana del trabajo "Gênero, Tecnologia e Trabalho". Campinas/SP: Unicamp, ano, 4, n. 7. 1998.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
OLIVEIRA, Vianna. Populações meridionais do Brasil historia, organização, psicologia. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1987.
PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. A cidade sobre os ombros: trabalho e conflito no Porto de Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Iraildes Caldas Torres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


