Noção de trabalho e trabalhadores na Amazônia
Palabras clave:
trabalho, trabalhadores, AmazôniaResumen
Este estudo se ocupa do exame da noção de trabalho e trabalhadores na Amazônia dando especial relevo ao movimento sindical no Amazonas. Trata-se de um cotejamento de dados, a partir de pesquisa bibliográfica, que subsidiou os nossos
estudos de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O papel político que os trabalhadores desempenharam na interlocução com o poder tem sido imperioso para o reconhecimento da cidadania por parte da estrutura de poder.
Descargas
Citas
BATISTA, Djalma. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. Prefácio de Arthur Cézar Ferreira Reis. Rio de Janeiro: Conquista, 1976.
CASTRO, Edna M. Ramos. Processo de Trabalho e Relacões de Poder na Carajás. In: D'INÇÃO, Mª Angela; SILVEIRA, Isolda Maciel (Org). A Amazônia e a crise da modernidade. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 1994.
GALVÃO, Eduardo. Santos e visagens. um estudo da vida religiosa de Ita, Baixo Amazonas. 2. ed. São Paulo: Editora Nacional; Brasília: INL, 1976.
HIRATA, Helena. Reestruturação produtiva, trabalho e relações de gênero. Revista Latinoamericana del trabajo "Gênero, Tecnologia e Trabalho". Campinas/SP: Unicamp, ano, 4, n. 7. 1998.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
OLIVEIRA, Vianna. Populações meridionais do Brasil historia, organização, psicologia. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1987.
PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. A cidade sobre os ombros: trabalho e conflito no Porto de Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1999.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Iraildes Caldas Torres

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


