A terceirização como estratégia para a competitividade
uma análise do processo na Gradiente Eletrônica S. A.
Palabras clave:
terceirização, competitividade, precariedade do trabalhoResumen
Esse artigo examina o processo de terceirização implementado pelas indústrias brasileiras com vistas a competitividade do mercado. Pesquisas revelam que essa prática e crescente em todo o país e atinge o mundo do trabalho de forma perversa. No Distrito Industrial de Manaus a terceirização e um processo em expansão nas indústrias competitivas, e a consequência e a precariedade do trabalho e do emprego, como mostra a pesquisa realizada na Gradiente Eletrônica S. A.
Descargas
Citas
ALVES, Giovanni. O novo (eprecário) mundo do trabalho - reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
DRUCK, Maria da Graça. Terceirização: (des)fordizando a fábrica. Um estudo do complexo petroquímico. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001. Estatísticas. Disponível em: <http://www.suframa.gov.br>. Acesso em: 23 mai. 2003.
GIOSA, Lívio. A tereirização: uma abordagem estratégica. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
MATTOSO, Jorge. O Brasil frente a terceira revolução industrial. In: A Desordem do Traalho. São Paulo: Scritta, 1995. p.121-158.
OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. A indústria eletroeletrônica da Zona Franca de Manas um olhar sabre o processo de trabalho e a qualificacão dos trabalhadores. Tese de Doutoramento. São Paulo: USP, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Zania Maria Rios Aguiar Vieira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


