Pedagogia Intercultural Indígena através do sistema de ensino presencial com mediação tecnológica

caminhos, possibilidades e desafios na formação superior indígena

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Coelho Pinto Universidade Estadual do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v22i2.11066

Palabras clave:

Formação de professores indígenas, Magistério Indígena, Pedagogia Intercultural

Resumen

Pretende-se discutir sobre a formação de professores indígenas que ocorreu por intermédio do sistema de ensino presencial, o funcionamento e o uso da tecnologia na Plataforma da Universidade do Estado do Amazonas no polo do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CESTB/UEA. A pesquisa aborda o Programa de Formação do Magistério Indígena-PROIND na viabilização do Curso de Pedagogia Intercultural fomentando o caminho para a formação superior desses indígenas na Licenciatura Intercultural Indígena-PROIND, a estratégia de ensino nesse contexto apresentava muitos desafios aos indígenas sob a perspectiva da utilização das tecnologias no campo educacional.

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

PINTO, M. A. C. Pedagogia Intercultural Indígena através do sistema de ensino presencial com mediação tecnológica: caminhos, possibilidades e desafios na formação superior indígena. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 22, n. 2, p. 94–112, 2022. DOI: 10.69696/somanlu.v22i2.11066. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/11066. Acesso em: 2 jul. 2025.