Avaliação da Dor Pós-Operatória e do Grau de Satisfação dos Pacientes Submetidos à Cirurgia para Colecistectomia

Evaluation of cholecystectomy undergone patients postoperative pain and satisfaction degree

Autores

  • Raquel Normando Cunha HUGV/UFAM
  • Mozer da Silva Campos UFAM
  • Juscimar Carneiro Nunes HUGV/UFAM/UEA
  • Thiago Monteiro de Carvalho HUGV

Palavras-chave:

Dor aguda, Dor, Analgesia, Satisfação.

Resumo

Objetivos: O presente estudo tem o objetivo de avaliar a incidência de dor aguda e o grau de satisfação do paciente com o tratamento recebido no pós-operatório. Métodos: A população estudada foi composta de pacientes cirúrgicos submetidos à colecistectomia no período de sete meses no Hospital Universitário Getúlio Vargas. Os pacientes foram abordados após 24 horas do término da cirurgia e questionados sobre a presença de dor em algum momento e, em caso positivo, classificaram-na dentro da escala visual analógica (EVA) da dor. Perguntas adicionais sobre a vontade de ter recebido mais medicações analgésicas e o grau de satisfação com o tratamento analgésico recebido foram inclusas no questionário. Resultados: Quando questionado sobre a dor, apenas 14,09% pacientes relataram ausência de dor, 50,34% pacientes queixaram dor leve, 30,87% dor moderada e 4,70% dor intensa. Apesar da alta incidência, com um total de 72% dos pacientes queixando-se de dor aguda pós-operatória, 77,85% dos pacientes afirmaram que não necessitavam de mais medicamentos analgésicos e 81,88% mostraram-se satisfeitos com o tratamento recebido. Conclusão: A medicina focada em seu aspecto de doença finda por não tratar como prioridade a dor do paciente. Até o próprio absorve esse conceito, conforma-se e julga ser aceitável a dor pós-operatória. Dentro de suas expectativas, o paciente não está ciente do grau de analgesia que merece receber. Esse cenário precisa mudar, o paciente deve expressar sua dor e uma equipe multidisciplinar, composta por equipe de enfermagem, médicos cirurgiões e anestesiologistas, deve estar capacitada para atendê-los.

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Publicado

2021-10-14

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Seção

Artigo Original