Princípios do Design Instrucional Aplicados no Ensino Virtual por Meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Este estudo é fundamentado em autores como Galvis (1992), Filatro (2010) e Filatro e Piconez (2008), visa objetificar a possiblidade desenhar o ensino remoto mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), utilizando os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com a comunicação do Design Instrucional, e ao final, um relato de experiência de aprendizado utilizando uma Plataforma Virtual de Aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. No primeiro momento, são expostos a influência da pandemia e a adaptação do ensino tradicional para o remoto. Em um segundo momento, é evidenciada a importância do Design Instrucional no design educacional, utilizando a metodologia ADDIE em conjunto com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Por último, um breve relato da experiência de aprendizagem utilizando uma Plataforma Virtual de Aprendizagem do autor deste paper, onde conclui-se que o trabalho do Design Instrucional utilizando a metodologia ADDIE é muito importante para a produção e organização de um bom material para a alimentação de conteúdo para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA.
Palavras-chave: Aprendizagem. Design instrucional. Remoto. Tecnologias.