Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 6 No. 2 (2025): Perspectivas e Desafios em Estudos e Pesquisas em Educação e Humanidades – Novos Aportes de Pesquisadores do Brasil, Argentina, Angola, Moçambique e México
Vol. 6 No. 2 (2025): Perspectivas e Desafios em Estudos e Pesquisas em Educação e Humanidades – Novos Aportes de Pesquisadores do Brasil, Argentina, Angola, Moçambique e México
Published:
2025-07-01
Sumário
Perspectivas e Desafios em Estudos e Pesquisas em Educação e Humanidades – Novos Aportes de Pesquisadores do Brasil, Argentina, Angola, Moçambique e México
Corpo Editorial
1-5
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Perspectivas e Desafios em Estudos e Pesquisas em Educação e Humanidades – Novos Aportes de Pesquisadores do Brasil, Argentina, Angola, Moçambique e México
Corpo Editorial
6
PDF (Português (Brasil))
Artigos
O Projeto Político Pedagógico na Escola do Campo: algumas considerações norteadoras para uma prática contextualizada
Geovana Marcia Carneiro Oliveira, Ivonete Barreto de Amorim
7-24
PDF (Português (Brasil))
O Impacto dos Recursos Tecnológicos de Aprendizagem Interativa no Ensino Superior Presencial: Um estudo sobre a integração de Chatbots e Internet em sala de aula
José Albertina Munguambe
25-42
PDF (Português (Brasil))
Situações de Aprendizagem: Uma Nova Concepção da Pedagogia de Competências Escola Secundaria de Incadine, Mandlakazi, Gaza, Moçambique, 2024
Cassamo Ismael Piargy
43-50
PDF (Português (Brasil))
Reflexão Didáctica sobre o Cálculo de Logarítmos na 12.ª Classe
Joaquina Nawape Fazenda, José António Ngandu
51-66
PDF (Português (Brasil))
Plano Municipal de Educação de Humaitá, entre o Planejado e o Alcançado: uma análise da meta 07 e suas estratégias
Angela Maria Gonçalves de Oliveira, Ellen Diniz de Abreu Lagos
67-80
PDF (Português (Brasil))
A Persistência da Letalidade e das Desigualdades Raciais na Sociedade Brasileira: um estudo sobre o legado colonial e o racismo estrutural
Jaqueline dos Santos Figueiredo, Mylena Magalhaes Oliveira , Jordeanes do Nascimento Araújo
81-91
PDF (Português (Brasil))
Letalidade Da Pessoa Negra No Brasil
Joérica Parintintin Oro Nao, Jordeanes do Nascimento Araújo, Ellen Diniz de Abreu Lagos
92-106
PDF (Português (Brasil))
A Letalidade da Violência Racial - Colonial Institucionalizada no Brasil contra a População Negra
Gabriel Lucas dos Santos Neves, Jeferson da Silva Barboza, Jordeanes do Nascimento Araújo
107-121
PDF (Português (Brasil))
A Letalidade da Pessoa Negra no Brasil Agregada a Necropolítica
Gabriela Diniz Ferreira, Kailane Ferreira Prestes, Jordeanes do Nascimento Araújo
122-133
PDF (Português (Brasil))
Racismo Estrutural e Letalidade Negra no Brasil: O Papel do Estado e das Políticas de Segurança Pública
Irinete Suzana Queiróz Pereira, Jamile Graziela de Oliveira da Paz , Jordeanes do Nascimento Araújo
134-149
PDF (Português (Brasil))
Racismo e Violência: Heranças do Passado, Reflexos no Presente
Ludimila Da Silva Pinto , Rogeli Belfort Laranjeira, Jordeanes do Nascimento Araújo
150-164
PDF (Português (Brasil))
Marcados pela Cor: a Letalidade Policial e a Desigualdade Racial no Brasil
Elaine da Cruz Oliveira, Kauany Kemelly Marques da Cruz, Yasmim Cristina Sá Colares, Jordeanes do Nascimento Araújo
165-178
PDF (Português (Brasil))
Experiencias y Motivaciones en el 8M: un Movimiento de Existencialismo y Tendencia Actualizante
Iván Suárez Ramírez
179-210
PDF (Español (España))
Indisciplina no Processo de Ensino Aprendizagem dos Alunos do Municipio de Benguela de Angola
Modesto Vilembo Jorge
211-218
PDF (Português (Brasil))
Recursos y Usos de las TIC en la Resolución de Problemas Matemáticos
Pedro Antonio Chávez Duarte, María del Carmen Díaz Rodríguez, Ana Graciela Romero Rincón, Mary Susana Vera Castro, Jaime Laurence Bonilla Morales
219-235
PDF (Español (España))
Técnica de Mão Livre na Aprendizagem das Projecções Ortogonais: uma Revisão de Literatura
Eusébio Fernando Chitlango
236-259
PDF (Português (Brasil))
A Física por detrás da montagem cinematográfica: uma perspectiva de ensino da associação de espelhos planos focada no fomento das práticas epistémicas dos alunos através de excerto de um vídeo e trabalho experimental com material de baixo custo
Isaías dos Santos Manuel Pedro
260-273
PDF (Português (Brasil))
Impacto Didáctico das Simulações Computacionais na Mudança das Concepções Alternativas dos Alunos sobre o Escoamento de um Fluido Ideal
Isaías dos Santos Manuel Pedro, Júnior João Américo
274-290
PDF (Português (Brasil))
O Cálculo de Integrais Imediatas na 12.ª Classe no Instituto Médio Politécnico de Benguela
Júlio Francisco Kulivela, Manuel Pacheco Tgipalanga
291-308
PDF (Português (Brasil))
Princípios do Design Instrucional Aplicados no Ensino Virtual por Meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Pedro Vinícius Rodrigues Dias
309-317
PDF (Português (Brasil))
Aprender para liderar, inovar para transformar: uma contribuição para sua análise a partir do caso de ensino superior de Moçambique
Daniel Daniel Nivagara
318-342
PDF (Português (Brasil))
A Inteligência Artificial em Aplicativos para Aprendizagem de uma nova Língua Estrangeira
Pedro Vinícius Rodrigues Dias, Bruno Bufuman Alecrim, Jakeline Serrano Dias
343-351
PDF (Português (Brasil))
A Lingua(gem) como Ferramenta em Tempos de Crise: uma Reflexão sob a Tensão Política e Social em Moçambique no Período Pós-Eleitoral (2024–2025)
Elisa Langa Mavulula, Janete Azizi
352-365
PDF (Português (Brasil))
Em Busca de Transformação e Eficiência: a Implementação de um Sistema de Gestão ERP
Murilo Alves Oliveira
366-382
PDF (Português (Brasil))
Reto y Cambio Académico en Universitarios: Experiencias a través de un Abordaje Fenomenológico
Angel Corchado Vargas , Sandy Angelica Téllez Chávez
383-408
PDF (Español (España))
Ensino Transgeracional Informal de Práticas Agrícolas para Cultivos de Macaxeira e Milho: Povos Mura e Munduruku, Amazonas, Brasil
Hely Brasil do Nascimento, Leiciane da Silva Seabra, Suely A. do N. Mascarenhas
409-421
PDF (Português (Brasil))
Alfabetização em Mato Grosso do Sul: memórias de pessoas cegas
Giovani Ferreira Bezerra
422-443
PDF (Português (Brasil))
Regulación Emocional y Autoestima en la Infancia: una Intervención Educativa
Adrián Cuevas Jiménez, María Antonieta Covarrubias Terán, Danna Yamilet Limón Escalante, Karla Martínez Arciniega
444-466
PDF (Español (España))
O Modelo Vrio como Ferramenta de Avaliação dos Recursos e Capacidades das Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso Instituto Superior Politécnico Tecnologia e Ciências (2022)
Landieu Luís F. Ricardo, Bebiana A. de Sousa Pinheiro
467-479
PDF (Português (Brasil))
O Currículo e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Segundo Ciclo do Ensino Secundário Geral.
Maria José Teixeira
480-495
PDF (Português (Brasil))
SOME - Reflexões e Vivências Epopeicas de um Egresso-Pesquisador na Amazônia Paraense
Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, Tania Suely Azevedo Brasileiro
496-525
PDF (Português (Brasil))
Desafios da Avaliação de Aprendizagem na Educação à Distância em Plataformas Online: Impactos no Desenvolvimento de Competências e na Credibilidade Institucional em Moçambique
Telma Luís Nhantumbo
526-547
PDF (Português (Brasil))
“Shonenglish” - duas línguas, dois povos - uma realidade Moçambicana: ilustrando as dimensões tradicionais e da modernidade na educação bilíngue
António Bonifácio Companhia, Sarita Monjane Henriksen
548-560
PDF (Português (Brasil))
Métodos e Hábitos de Estudo: uma Pesquisa Descritiva com Estudantes do Ensino Superior
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
561-579
PDF (Português (Brasil))
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
日本語
Information
For Readers
For Authors
For Librarians