AUTOCUIDADO EMOCIONAL Y FÍSICO EN ESCOLARES: PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EDUCATIVA

Autores

  • María Antonieta Covarrubias Terán UNAM
  • Adrián Cuevas Jiménez UNAM
  • Claudia Ivette Vázquez Vázquez UNAM
  • Leslie Janet Rivera Martínez UNAM

Resumo

Na perspectiva sociocultural, este artigo apresenta uma proposta de intervenção psicológica com escolares para o autocuidado emocional e físico por meio de uma oficina vivencial pós-confinamento por COVID-19. O objetivo é que as crianças reconheçam a importância do autocuidado emocional e físico no seu dia a dia. Para realizar a intervenção, propõe-se a utilização de diferentes estratégias e ferramentas como jogos e um objeto mediador, ambos relacionados com os gostos e interesses do grupo, permitindo a criação de uma ponte entre os diferentes temas e a aprendizagem das crianças . A partir da construção da participação dos bebês, eles puderam reconhecer a importância de suas emoções e das ações que os ajudam a cuidar de sua saúde emocional e física. Portanto, recomenda-se continuar abordando a esfera emocional e física dentro do campo educacional, levando em conta que os conteúdos estão situados às características dos contextos em que as crianças se desenvolvem.


Palavras-chave: autocuidado emocional, autocuidado físico, raiva, frustração, saúde, pós-confinamento, mediador, jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Antonieta Covarrubias Terán, UNAM

Licenciatura y Maestría en Psicología por la UNAM, Doctorado en Antropología por la Escuela Nacional de Antropología e Historia, Profesora Titular en Psicología UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, parentalidad, desarrollo escolar, afectividad, ORCID: 0000-0002-8151-5510.

Adrián Cuevas Jiménez, UNAM

Licenciatura en Psicología por la UNAM, Doctorado y Maestría en Ciencias Psicológicas por la Universidad de la Habana Cuba, Profesor Titular en psicología en la UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, rendimiento académico, desarrollo escolar, ORCID:  0000-0001-6155-3547

Claudia Ivette Vázquez Vázquez, UNAM

Psicóloga en formación Facultad de Estudios Superiores UNAM.

Leslie Janet Rivera Martínez, UNAM

Psicóloga en formación Facultad de Estudios Superiores UNAM.

Downloads

Publicado

2023-01-05