ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM USO DAS TIC`S EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA NO COLEGIO BATISTA DE SANTARÉM

著者

  • Carlos Cleivson Ferreira da Silva UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro UFOPA

要旨

O artigo objetiva descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III – Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes não Escolares, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. As atividades foram realizadas durante a prática de estágio supervisionado numa escola privada na cidade de Santarém/Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Batista de Santarém, localizada em Santarém/PA, no período 01 de fevereiro à 09 de abril de 2021. No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola e também com o corpo pedagógico, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar os recursos tecnológicos nas atividades de regência e uso dos espaços disponíveis para as atividades, neste caso o ambiente virtual de aprendizagem, pois estávamos em plena Pandemia da Covid 19. Essa pesquisa descritiva desenvolvida em três etapas, a saber: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e regência com as turmas da referida escola, tendo referencial bibliográfico que abordou a utilização das tecnologias digitais aplicadas no Laboratório de Informática afim de desenvolver atividades com o uso dos softwares e ferramentas educacionais, com vistas a potencializar o uso das TICs no processo do ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. TIC’s. Cultura Macker. Laboratório de Informática. Softwares Educacionais.                     

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando de licenciatura em Informática Educacional, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiental e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), do doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e do doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/EDUCANORTE), assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

##submission.downloads##

出版済

2023-01-05