O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA INDÍGENA BORARI DA VILA DE ALTER DO CHÃO

著者

  • Ana Elisa Alho Lopes UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro UFOPA

要旨

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência dos professores da Escola Borari da Vila de Alter do Chão quanto a realização das atividades escolares no auge da pandemia do novo coronavírus que se se alastrou pelo mundo no início do ano de 2020 e desencadeou sérios transtornos à vida terrestre. O processo educacional foi um dos segmentos afetados pelo surto da Covid-19, pois a ordenação era que todas as pessoas seguissem as medidas de segurança estabelecidas pela Organização Nacional de Saúde, sendo uma delas, manter o isolamento social, ou seja, todas as pessoas deveriam ficar em casa e só sair por motivo de extrema necessidade. Diante dessa circunstância, o governo nacional propôs que o processo de ensino e aprendizagem se desse através do Ensino Remoto Emergencial, meio a práticas pedagógicas mediadas por tecnologias educacionais ou não. A pesquisa assume abordagem qualitativa de caráter exploratório através de aplicação de questionário online pelo Google Forms e estudo bibliográfico para referencial teórico. Contudo, o estudo salienta as principais dificuldades e os objetos digitais de aprendizagens utilizados pelos docentes e evidencia a necessidade de formação dos professores no que tange o manuseio e aplicação dos métodos digitais educativos, uma vez que foram surpreendidos pela educação através das telas e não tinham conhecimento necessário para essa prática.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Educacionais. Educação na Amazônia.

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Graduada em Licenciatura em Informática Educacional pela UFOPA.

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Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA); doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/ EDUCANORTE) – Polo Santarém, assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (UFOPA – UNIR) (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

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出版済

2023-01-05