LA IMPORTANCIA DEL PARADIGMA EDUCATIVO: UNA DISCUSIÓN SOBRE LA CONSTRUCCIÓN DE LA CIUDADANÍA EN LATINOAMÉRICA

Autores

  • Rosenir De Souza Lira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A IMPORTANCIA DO PARADIGMA EDUCATIVO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA

A ideia deste artigo surgiu da reflexão sobre o que acontece na educação atual no Brasil. São muitas mudanças. As modificações permanentes da legislação da educação pública, têm mostrado a tendência para a desconfiguração e gradação a fim de adequá-la aos interesses dos setores privatistas; pela diminuição constantes de benefícios ou de sua negação. Sua proposta é fazer uma discussão que parece superada atualmente em que a ciência e, portanto, o conhecimento são questionados como motores do pensamento, em um momento em que sujeitos políticos de baixo nível intelectual estão no comando de governos em vários países, sendo o Brasil um deles. Um tempo em que os organismos de educação estão sendo comandados por pessoas sem empatia e sem qualquer responsabilidade para o futuro democrático da sociedade. Nesse contextos, a educação democrática é um dos entraves a ser removidos por eles, que estão decididos por isso. A discussão sobre os paradigmas, tenta lançar luzes sobre nestas questões. O que é muito claro é que o fascismo domina a política atual, pouco a pouco impõe seu modus operandi em muitos espaços educativos do país. A direita historicamente reacionário saiu da caverna e se instalou em palácios de governos novamente. Se fez viva e impõe a ditadura como cura contra a democracia. Este movimento da direita política está se consolidando por toda américa latina. E sua velocidade é gigantesca.

Palavras Chave: paradigma e educação, Neoliberalismo e educação, cidadania e educação.

 

Publicado

2020-05-21