CAPACITAÇÃO DE FORMADORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA EMERGENTE E DESAFIOS DE APROPRIAÇÃO PARA UP (MOÇAMBIQUE

Autores

  • Brígida Martins de Oliveira Singo Universidade Pedagógica de Moçambique, Gaza

Resumo

Hoje, e em qualquer situação é evidente, que o conhecimento tornou-se um dos principais factores de resolução das adversidades sociais, de criação de auto-emprego e de propagação do saber fazer. Esta situação tem reflexos não só no sistema económico-político vigente, mas também no sistema nacional de educação (SNE). Hoje, a soberania dos países passa por uma nova percepção do mundo, onde o bem-estar, depende efectivamente do conhecimento, e do desenvolvimento científico-pedagógico. Significa os formadores e os formandos necessitam de posturas diferentes, que inicia em primeiro lugar pelo repensar educacional. Baseando-se no pano de fundo dos ecos actuais da Reforma da Educação Profissional (REP) realizada nos anos passados em Moçambique, no presente artigo pretende-se identificar e descrever as estratégias emergentes susceptíveis, que tem um impacto não só na aprendizagem baseada em padrões de competências, mas também na capacitação dos formadores das instituições da educação profissional e muito em particular verificar como estas estratégias emergentes estão sendo apropriadas pelas instituições de formação em Moçambique. A amostra consistiu em um estudo metodológico de carácter misto, mas predominantemente qualitativo, realizado no primeiro e segundo semestre do ano de 2018, com os estudantes de 4º ano de Agropecuária, na cadeira de didáctica profissional. Partindo de uma sucinta revisão de literatura que versa sobre o assunto e contribui para uma mudança de postura face a um tema actualmente muito discutido e imposta em todos os seguimentos da sociedade de maneira brusca, mas alterando culturas e procedimento no trabalho, são apresentadas algumas das mais recentes estratégias emergentes que concorrem para a prática pedagógica dos formadores na sala de aula. Foram aplicados inquéritos, entrevistas e observações em campo a formadores da EP e estudantes do 4º ano do curso de Agropecuária da Universidade Pedagógica, Campus de Lhanguene, para aferir (i) com quais estratégias emergentes os docentes se apoiam em diferentes áreas de conhecimento e no seu fazer profissional e (ii) qual é a percepção dos estudantes em relação às aulas mediadas pelas estratégias emergentes. Os resultados revelam que após muitos anos de sua prática pedagógica, a integração de estratégias emergentes na sala de aulas, impulsiona mudanças necessárias para tornar a aula mais activa e efectiva, contribuindo dessa forma para a melhoria da educação, tanto nas instituições de Educação Profissional (EP), mas também no Ensino Superior (ES). Em geral constatamos na pesquisa, que há cada vez mais formadores/professores que vislumbram com os recursos metodológicos como fontes de ampliação do seu conhecimento e também como tema de discussão, considerando as implicações do seu impacto para o ensino.

 

Palavras-chave: Estratégias Emergentes | capacitação ou Life Long Learning | Aprendizagem adaptativa | Aprendizagem activa

 

Abstract: Today, and in any situation, it is clear that knowledge has become one of the main factors in solving social adversities, creating self-employment and propagating know-how. This situation has repercussions not only on the current economic-political system, but also on the SNE. Today, the sovereignty of the countries undergoes a new perception of the world, where well-being, effectively depends on knowledge, and scientific-pedagogical development. It means the trainers and the trainees need different postures, which starts in the first place by the educational rethink. Based on the background of the current echoes of the Vocational Education Reform (REP) carried out in the past years in Mozambique, this paper intends to identify and describe likely emerging strategies that have an impact not only on standards-based learning but also in training the trainers of vocational education institutions and in particular to verify how these are being appropriated by the training institutions in Mozambique. The sample consisted of a methodological study of a mixed but predominantly qualitative character, carried out in the first semester of 2018, with the students of the 4th year of Farming, in the didactic course. Starting from a succinct revision of the literature that deals with the subject and contributes to a change of position in the face of a subject that is currently much discussed and imposed in all segments of society in an abrupt way, but changing cultures and procedure at work, some of the recent emerging strategies that contribute to the pedagogical practice of trainers in the classroom. Surveys and observations were applied to trainers of PE and to students of the 4th year of Agricultural Engineering of the Pedagogical University, Lhanguene Campus, to ascertain, (i) with what emerging strategies teachers rely on different areas of knowledge and their professional work, and (ii) what was the students' perception of the classes mediated by the emerging strategies. The results show that after many years of their pedagogical practice, the integration of emergent strategies in the classroom promotes the necessary changes to make the class more effective, thus contributing to the improvement of education, both in Professional Education (PE), but also in Higher Education (ES). In general, we find in the research, that there are more and more trainers / teachers who look with methodological resources as sources of their knowledge expansion and also as a topic of discussion, considering the implications of their impact on teaching.

 

Keywords: Emerging Strategies | Training or Life Long Learning | Adaptive learning | Active learning.

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Publicado

2019-06-30