GOVERNANÇA MULTINÍVEL NA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030: uma análise do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE Desenvolvimento)

Autores

Resumo

Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de educação tutorial desenvolvido pelo Programa de Educação
Superior para o Desenvolvimento Sustentável – PROESDE Desenvolvimento / FURB e a análise de contribuições
deste na estruturação do sistema de governança multinível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –
ODS. As concepções teóricas introdutórias para compreender a análise do PROESDE aborda os seguintes recortes
que serão aprofundados ao longo do artigo: 1) Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Agenda
2030, abrangem as dimensões econômica, social e ambiental, que estabelecem na sua gestão uma relação com os
conceitos de desenvolvimento e governança; 2) A governança multinível emerge, nesta dinâmica, como um
processo de institucionalização do desenvolvimento regional e da Agenda 2030, sendo uma importante estratégia
de política pública para alcançar o desenvolvimento das governanças locais; 3) A Universidade brasileira,
enquanto espaço para ações multidisciplinares e interdisciplinares, cria mecanismos institucionais que auxiliem na
solução de problemas locais. No processo de educação tutorial desenvolvido no PROESDE, pelo PPGDR/FURB,
apresentou contribuições inovadoras à estruturação do sistema de governança multinível para os ODS. Como
resultado, destacam-se ações e projetos de intervenção social que, ao longo de dez anos, nesta experiência pioneira,
incorporaram as Agendas Globais de Desenvolvimento (ODM e ODS) em suas práticas. Formou “agentes de
desenvolvimento” capazes de intervir na realidade socioeconômica regional e local, transformando-a por meio do
alcance das metas e indicadores dos ODS.


Palavras-chave: Universidade; Desenvolvimento Regional, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
PROESDE; Agenda 2030; Governança multinível.

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Biografia do Autor

Adriana Dias Pasco , Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (bolsista FAPESC e CAPES respectivamente). Estágio Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, Brasil (2023-2024). É graduada em Turismo e Lazer pela FURB.

Annemara Faustino , Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau. Possui mestrado em desenvolvimento Regional (FURB). Graduação em Administração em Comércio Exterior pela FURB (2011).

Oklinger Mantovaneli Junior, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FURB). Bacharel em Relações Internacionais pela UnB (1990), Mestre em Administração (com ênfase em política e planejamento governamental) pela UFSC (1994) e Doutor em Sociologia pela UNESP (2001) com pós-doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC.

Valeska Cristina Barbosa , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Blumenau (2021). Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais na UNISUL. Mestre em Administração pela FUMEC. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Vila Velha (2005). Atualmente é economista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

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Publicado

2024-01-03