A criança e a infância do Campo: as culturas infantis no contexto campesino

Autores

Resumo

Este texto surge a partir da necessidade de contribuir com os estudos voltados para as culturas infantis das crianças do Campo, dado que são poucas as produções que abordam essa temática. O objetivo geral é evidenciar como as culturas infantis são constituídas nos espaços campesinos. O estudo consolida-se a partir das produções já publicadas e que tratam acerca desse tema, logo, configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Além dos artigos científicos oriundos do banco de dados do Google Acadêmico, foram consultados livros que serviram de aporte teórico para esta investigação. Foram examinadas leis, resoluções, normativas e diretrizes que tratam da oferta da Educação Infantil no Campo brasileiro. Como resultado, concluiu-se que, além das interações com o meio, com os adultos e com outras crianças, a brincadeira é considerada o principal artefato na construção das culturas infantis, desenvolvendo-se tanto no seio familiar, nos espaços da comunidade, quanto no meio escolar. Embora seja garantida uma educação que efetive as culturas infantis do Campo, percebe-se que há muito o que aprimorar na educação ofertada para que essa cultura possa se efetivar também no espaço escolar.

Palavras-chave: Criança; Infância; Cultura; Campo; Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Elen Mara da Silva Neves, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Alfabetização e Linguagem pela Faculdade São Braz. Professora da Educação Básica do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Humaitá – Amazonas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil GPEDIN). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidades – PPGECH - UFAM. 

Zilda Gláucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da UFAM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN) e participa da Rede de Pesquisas Infâncias e Crianças da Amazônia (SAMAÚMA).

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Publicado

2024-01-03