PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Autores

  • Elaine Caetano de Barros
  • Josiney da Silva Trindade

Resumo

Tendo em vista que muito se tem debatido sobre um Sistema Educacional Inclusivo nas esferas política, cultural, social e pedagógica, em prol do direito de todos a uma educação inclusiva e de qualidade, pesquisou-se sobre a inclusão escolar da criança com deficiência múltipla, a fim de discutir como que a escola e a família se relacionam nesse processo de inclusão. Para tanto, foi necessário investigar como se deu a escolarização da criança com deficiência no Brasil, quais as percepções da família sobre essa criança e quais os aparentes entraves que permeiam a relação família-escola. Para isso foi realizado um estudo de caso, por meio do qual verificou-se que o processo de escolarização da CCD foi permeado por preconceitos e marginalização. Constatou-se ainda que apesar da deficiência, a família tem percepções positivas sobre a criança e seu desenvolvimento escolar. No entanto, a sua relação com a escola ainda se dá de maneira desordenada e conflituosa.

Palavras-chave: Família. Deficiência Múltipla. Escolarização.

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Biografia do Autor

Elaine Caetano de Barros

 Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.

Josiney da Silva Trindade

Mestrando em Educação e Cultura pelo Programa de pós- graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA); licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.

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Publicado

2023-01-05