ESPAÇOS DA DIFERENÇA NAS ESCOLAS NO PANTANAL: (IN)VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO DE JOVENS TRANS

Autores

  • Sanderson Fardim Fernandes Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Tiago Duque Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal

Resumo

Este artigo analisa a participação de jovens trans nas bandas/fanfarras e festas juninas das escolas no Pantanal. A partir de um referencial pós-crítico e entrevistas semiestruturadas, discute-se um regime de visibilidade. Ele envolve gênero, sexualidade, classe e raça como marcadores de diferenças. Além disso, a visibilidade delas nas bandas/fanfarras e quadrilhas juninas mostram o quanto esses espaços podem ser mais acolhedores do que a sala de aula. Mas há processos de resistência que não só as fazem voltar a estudar depois de algum tempo como também as permitem, com a participação/trabalho nas bandas/fanfarras e quadrilhas juninas, terem um emprego.

Palavras-chaves: jovens trans; escola; fanfarras; quadrilhas juninas.

Biografia do Autor

Sanderson Fardim Fernandes, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Em Educação do Campus Pantanal da UFMS e Técnico Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Tiago Duque, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, professor na Faculdade de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal da UFMS.

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Publicado

2023-01-05