DIRECTRIZES METODOLÓGICAS PARA A REPRESENTAÇÃO DE PLANOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

著者

  • Zeca Catuco André Quimuanga Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Angola
  • Raúl Ceregido Domínguez Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

要旨

O presente artigo é parte da pesquisa quali-quantitativa realizada como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila. O mesmo objectivou apresentar as directrizes metodológicas da sequência dos procedimentos interactivos para a representação de planos, usando o software GeoGebra incluindo o seu processo dinâmico nos estudantes do II e III ano de licenciatura do Curso de Ensino de Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Para o cumprimento desta meta foram realizadas as pesquisas bibliográfica e a investigação-acção, tendo com principal instrumento de recolha de dados o questionário. Os resultados obtidos e a satisfação notada nos estudantes durante as actividades desenvolvidas, concluiu-se que o software GeoGebra é um recurso prático, dinâmico e atractivo e que pode romper paradigmas de modo a transformar o estudante num agente cada vez mais activo melhorando desta forma a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva.

Palavras-chaves: Directrizes metodológicas, GeoGebra, Geometria Descritiva. Plano

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Angola.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Titular. Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

##submission.downloads##

出版済

2021-07-01