OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DOCENTE-DISCENTE EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIA

著者

  • Márcio Andrade Lyrio Baldes Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC -RJ)

要旨

A relação entre professor e aluno é influenciada por fatores no ambiente escolar e por fatores que vão além das paredes da escola. É uma interação repleta de desafios, no curso da história, devido às mudanças estruturais do sistema capitalista e recentemente assumiu contornos diferentes e mais complexos, com uma educação remota quase imposta por condições adversas causadas pela ação planetária do novo corona vírus. Diante deste quadro sombrio, o ensino tem sido um dos focos de tensões e dificuldades. O domínio das novas tecnologias digitais, a melhoria consistente e contínua, a relação com um aluno mais inquieto e o posicionamento crítico são desafios que se apresentam ao corpo docente e que exigem uma releitura de conceitos. A pandemia COVID-19 atua como um “gatilho” no sentido de que demonstra de forma mais incisiva a necessidade de treinamento contínuo e mudanças na cultura da escola. O mundo mudou e a escola também tem que passar por um processo de redefinição. Esta revisão inclui, entre outras características, atividades pedagógicas, organização didática, mudanças em infraestrutura e o papel político de seus docentes e alunos em tempos de globalização e pandemia.

 

Palavras-chave: Globalização, Tecnologia, Pandemia, Educação, Professor, Estudante.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professor de Geografia, Filosofia e Sociologia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Especialista em Gestão Escolar (FAETEC). Licenciado em Pedagogia (UENF). Licenciado em Geografia (IFF).

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01