PAPEL MOTIVADOR DA EXCURSÃO DOCENTE NAS AULAS DE HISTÓRIA NO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO WUAKO-KUNGO (ANGOLA)

著者

  • Fidel Luis Alvarez Alvarez Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Pedro Aguinaldo Freitas Da Costa Ensino Secundário, Município Sele. Cuanza Sul, Angola
  • Anastácio Somacueje Bongue Ensino Secundário, Raina da Paz, Cuanza Sul, Angola

要旨

A desmotivação nas aulas de História é visível não apenas nos alunos, mas também em alguns professores, pois não percebe-se o papel da História na identidade; a História ensina-se de forma tradicionais; revelou-se que os professores não fazem uma seleção adequada dos métodos e formas da direcção do processo de ensino aprendizagem; há professores que não têm suficiente conhecimento de sítios e monumentos histórico da localidade; o é contextualizado apenas dentro da sala de aula; falta de criatividade do professor; baixa utilização da excursão docente como recurso metodológico; observando-se muito afetadas as habilidades para a reflexão crítica e autocrítica dos conhecimentos, entre outros; porém o presente estudo irá abordar como utilizar a excursão docente para elevar a motivação dos alunos no processo de ensino aprendizagem de História do 1º ciclo no ensino secundário, pretende-se como objetivo desenhar um recurso metodológico para a utilização da excursão docente para elevar a motivação dos alunos no 1º ciclo do ensino Secundário do Waku-Kungo. Para o cumprimento do objetivo utiliza-se métodos teóricos e empíricos, que permitem fazer uma sistematização dos fundamentos teóricos do tema; determinar a integração dialética entre o instrutivo e o educativo; Caracterização o estado actual da utilização da excursão docente como recurso metodológico para elevar a motivação dos alunos no processo de ensino aprendizagem de História; a partir de ele desenhar um recurso metodológico para a utilização da excursão docente para elevar a motivação dos alunos no 1º ciclo do ensino Secundário do Waku-Kungo, Município da Cela, Província de Cuanza Sul (Angola)

Palavras-chaves: processo de ensino aprendizagem (PEA); processo de ensino aprendizagem de História (PEAH); excursão docente; motivação; recurso metodológico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Ph.D. Ciências Sociológicas, Mestre Desenvolvimento Cultural Comunitário. Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola.

##submission.authorWithAffiliation##

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Município Sele. Cuanza Sul, Angola.

##submission.authorWithAffiliation##

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Raina da Paz, Cuanza Sul, Angola

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01