PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO USO DAS NTICS: POSSIBILIDADES E CONVERGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

著者

  • Jarlisson Linhares Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • Eliane Cristina Flexa Duarte Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

要旨

O objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica do professor mediada pelo uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no primeiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Santarém, Pará, Brasil. Para tanto, adotou-se uma metodologia de estudo de campo com abordagem qualitativa através da aplicação de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada, na qual obteve-se  dados que identificaram as tecnologias digitais utilizadas na prática pedagógica e as dificuldades e contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados revelaram que não há resistência dos professores para o uso das NTICs e que os métodos utilizados facilitam o aprendizado. No entanto, os docentes elencaram dificuldades como formação inicial insuficiente, limitação de recursos tecnológicos e problemas de infraestrutura. Quanto a utilização de uma ferramenta digital, os professores relataram usar basicamente a internet para auxiliar na prática pedagógica, com o uso do aparelho celular em sala de aula ou o computador no laboratório de informática. Contudo, a prática pedagógica mediada pelo uso das novas tecnologias pode gerar resultados significativos para os espaços educacionais, uma vez que estabelecidas na sociedade, as tecnologias digitais podem contribuir com a prática pedagógica e estabelecer novos rumos para o sistema de ensino.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem.

ABSTRACT. The aim of this study was to analyze the teacher's pedagogic practice mediated by use the New Information and Communication Technologies (NICT) in first year of public high school in Santarém, Pará, Brazil. Therefore, a methodology of field study was adopted, with a qualitative approach, through application of sociodemographic questionnaires and semi-structured interviews. In which we obtained the data to identify the digital technologies used in pedagogical practice and also the difficulties in the process of teaching and learning. The results revealed there is no resistance from the teachers to use the NICTs and that those methods used facilitate the processing of learning. However, teachers listed some difficulties, such as insufficient initial training, limited technological resources and infrastructure problems. As the use of digital tools, teachers reported, they using basically the internet to assist in teaching practice through the mobile device or computer in classroom, or even in Informatics’ lab. However, pedagogical practice mediated by use of new technologies can generate significant results for educational spaces, since they are already established in our society, so they can ontribute to establishing new directions in our education system. Keywords: pedagogical practices. Education. Technologies. Teaching-Learning

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2019-06-30